SIGA-NOS NO INSTAGRAM

segunda-feira, 11 de abril de 2011

DDF investiga venda de CNHs falsas na Capital


FOTO: MIGUEL PORTELA
Fechando o cerco: o delegado Jaime Paula Pessoa Linhares comanda as investigações sobre a quadrilha que tem atuado na venda de carteiras de habilitação falsificadas
FOTO: MIGUEL PORTELA


A investigação teve início há cerca de um mês e culminou na prisão de um homem acusado de integrar a quadrilha
Inspetores da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), sob o comando do delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, estão investigando a crescente venda de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) falsas no Estado. Na última semana, um homem foi preso no bairro Antônio Bezerra e afirmou em depoimento ter comprado a CNH falsa por R$ 2 mil.

Segundo o titular da DDF, as diligências tiveram início há cerca de dois meses. "Recebemos a informação de que estaria ocorrendo vendas de CNHs falsas nas proximidades do Detran, na Maraponga. Começamos a investigar e chegamos até essa pessoa, identificada como Antônio Marcílio da Silva, de 31 anos", contou o delegado.

Linhares afirmou que a tática pelos fraudadores é usar prontuários antigos de renovação de carteiras para realizar as falsificações. Conforme o delegado, a prisão de Marcílio ocorreu depois que os policiais obtiveram a informação sobre o número da CNH falsa, o nome e o CPF da pessoa que havia comprado o documento.

Flagrante
Depois de realizar os levantamentos, os inspetores da DDF localizaram o suspeito dentro do Terminal do Antônio Bezerra. Após a prisão, Marcílio foi levado para a sede da especializada e autuado em flagrante por falsificação de documento público, uso de documento falso e falsidade ideológica.

O delegado ressaltou que as investigações continuarão com o objetivo de localizar os demais integrantes da quadrilha. "Temos percebido a facilidade com que esse tipo de documento tem sido falsificado e, por isso, intensificamos a ação em cima de pessoas que estão realizando esse tipo de transação criminosa, resultando nessa prisão", salientou Linhares.

Segundo o delegado, a Polícia tem sido surpreendida nos últimos dias com a banalização da falsificação desse tipo de documento e promete continuar agindo de forma rigorosa para capturar todos os envolvidos na fraude. Linhares alerta aos "espertos", que não há expedição de CNH sem exames no órgão responsável pela expedição, no caso o Detran.

"Queremos alertar as pessoas que não comprem esse tipo de documento, pois estarão sujeitas às penalidade previstas na Lei. Esse crime é afiançável somente na Justiça e quem for detido portando esse documento será autuado em flagrante", disse. Conforme o titular da DDF, novas prisões devem ocorrer nos próximos dias.

Carnaval
No sábado de Carnaval deste ano, um homem foi preso no quilômetro 4 da rodovia CE-040, durante uma blitz realizada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), portando uma carteira de habilitação falsificada. Antônio Alves Soares, de 43 anos, foi levado para o 30º Distrito Policial, no bairro São Cristóvão, onde foi autuado em flagrante por uso de documento falso.

Em 2009
Há pouco mais de dois anos, no Município de Itapipoca (distante 130 quilômetros de Fortaleza), a Polícia prendeu um homem acusado de envolvimento no derrame de carteiras de habilitação falsas. A Polícia suspeitava que uma quadrilha estivesse agindo naquela região, dada a alta incidência de apreensões de documentos falsos. De acordo com o que foi apurado na época, cada carteira (CNH) era vendida por R$ 200,00.

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More