SIGA-NOS NO INSTAGRAM

terça-feira, 31 de maio de 2011

Paciente não consegue leito em UTI mesmo com determinação da Justiça


Mulher de 71 anos com insuficiência renal espera por vaga desde sábado.
Secretário de Saúde diz que se esforça para cumprir as determinações.


Do G1 DF com informações do DFTV
A técnica em enfermagem Célia Maria Medeiros conseguiu no domingo (29) uma liminar que obriga a Secretaria de Saúde do Distrito Federal a internar a mãe dela, que tem insuficiência renal, em uma Unidade de Tratamento Intensivo particular. O laudo médico destaca que o estado da paciente, de 71 anos, é grave, mas a espera por atendimento adequado já dura três dias.
Todo mês a Defensoria Pública do DF entra, em média, com 200 ações contra a Secretaria de Saúde. A maioria dos casos se refere a pedidos de vaga na UTI, solicitação de remédios e pedidos de internações na rede pública. De acordo com advogados da defensoria, 80% dos casos são resolvidos.
O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, diz que o governo se esforça para cumprir as determinações judiciais, mas solução definitiva para o problema passa pela ampliação da rede e da contratação de mais profissionais.
De acordo com um levantamento feito pelo Sindicato dos Médicos, para atender à demanda de toda a rede pública do DF seriam necessários mais mil médicos. No ano passado, 105 médicos da rede pública se aposentaram. Neste ano, já são 54 – um desfalque que aumenta ainda mais por causa dos pedidos de demissão: de cada cem médicos aprovados em concurso, 40 desistem de trabalhar.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More