SIGA-NOS NO INSTAGRAM

terça-feira, 14 de junho de 2011

Paciente de Sobral é o primeiro a fazer transplante de pulmão do Norte e Nordeste

Ele sofria de enfisema pulmonar em fase avançada e foi beneficiado com um novo pulmão esquerdo.

O paciente Francisco Eudes Aguiar, 43, natural do município de Sobral, sofria de enfisema pulmonar em fase avançada, e foi beneficiado com um novo pulmão esquerdo, na madrugada desta terça-feira (14).
A operação, pioneira no transplantes de pulmão nas regiões Norte e Nordeste, foi realizada no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, em Fortaleza. O órgão de Francisco Eudes estava comprometido, com apenas 33,9% da função, enquanto o pulmão direito tinha 68% da capacidade. Para sobreviver, Francisco Eudes dependia de oxigênio.
Para o coordenador da Equipe de Transplante de Pulmão e cirurgião responsável pelo transplante, o médico Antero Gomes Neto, o procedimento ocorreu na mais alta normalidade. Ele acrescentou ainda que o paciente encontra-se em observação na UTI Pós-operatória, acompanhado por uma equipe especializada.
O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, disse que com a realização do primeiro transplante de pulmão, o Ceará se consolida como pólo transplantador do país. Ele lembra que, além dos recordes sucessivos de transplantes de órgãos e tecidos nos últimos quatro anos, o Ceará vem inovando ano a ano. Em 2008 passou a fazer transplante de medula autólogo no Hemoce e em 2009 transplante de pâncreas no HGF.

*Com informações da assessoria de imprensa

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More