SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sábado, 7 de janeiro de 2012

Ceará - O que se passa na cabeça da cúpula do Governo do Estado em toda essa crise!



A entrevista de Ivo Gomes ao jornalista Erick Guimarães, no O POVO desta sexta-feira (6), permitiu finalmente saber o que se passa na cabeça da cúpula do Governo do Estado em toda essa crise. Suas respostas não justificam muita coisa, mas ao menos explicam por que algumas decisões foram tomadas. E foi possível compreender algumas percepções da administração estadual. Clara e evidentemente, a comunicação com a população foi minimizada.
Isso talvez seja o que a entrevista traz de mais revelador e inacreditável. Os dirigentes estaduais se preocuparam em resolver o problema dentro dos gabinetes. Além disso, empenharam-se em garantir a tranquilidade aos negociadores.
Tudo isso era o fundamental para contornar a crise. Mas há uma dimensão negligenciada. Além de gerenciar a máquina pública, o governo é o referencial simbólico da representação do Estado perante a população. O diálogo com o povo é parte intrínseca à tarefa de governar. Lula talvez tenha entendido isso como poucos políticos em nossa história. O contato com a população não pode ser mera estratégia para ganhar popularidade e vencer eleições. É parte do dever institucional do governante. Evidentemente, isso não pode resvalar para a demagogia.
Na conversa, Ivo revelou o temor de que houvesse tal confusão. A linha é tênue, efetivamente. Claro que não se podia abandonar a mesa de negociação para ir fazer politicagem na mídia. Todavia, diante da situação de histeria coletiva instaurada, a palavra oficial era imprescindível. Isso não era coisa menor: tratava-se de contornar o pânico.
O Estado estava amedrontado e não houve voz de tranquilidade de onde deveria partir. O silêncio provocou vácuo onde proliferaram os irresponsáveis agentes do caos – pelo crime convencional ou na forma da boataria. Havia muitas dúvidas e nenhuma certeza. A insegurança institucional foi maior que o perigo nas ruas.
(Coluna Política / O POVO)

5 comentários:

O sujeito quando é opressor, tirano, ditador, não conversa com ninguem.Pois, o ego, a arrogancia e a prepotencia está acima até do ceú e não quer conversas nem com Deus.A queda dos tiranos em toda a história, foi exatamente substimar o poder do povo não dialogando, e sim ditando, ameaçando, caçando e castigando os oprimidos, ao seu bel prazer pessoal.Todas as más qualidades de ditador, o Governadro Cid está mostrando, e isso é perigoso, pois tem um efeito devolutivo e revoltante. Na verdade o próprio Governador Cid, está se " rotulando" com suas atitudes ditatoriais e oprimindo os servidores públicos de todos os seguimentos e suas famílias.Opressão é sinônimo de revolta e sentimento de justiça, que traspassa a dimensão do tempo e certamente o povo quando injustiçado, não apaga facilmente de sua memória. O governo é temporário. O voto, não.

Concordo em gênero, número e grau com o companheiro. Seu comentário foi de uma precisão cirúrgica. Esse modelo de governo ditatorial que, com obras faraônicas, tenta ludibriar a população em detrimento de empreiteiros e apadrinhados políticos, subestima completamente a democracia. Estado democrático de direito é algo que não faz parte do vocabulário do sr. Cid Ferreira Gomes. O tirano aos poucos se revela e o povo, que o aclamou com um número espantoso de votos, aos poucos vai vendo a face do ditador! Cid Gomes, demonstra que é uma pessoa inteligente. Em crises como a que enfrenta a segurança pública(e outros segmentos) o ideal é o diálogo. Tentar amordaçar os servidores é relegar a democracia...

Muito me estranha a noticia veiculada pelo Jornal O Povo, datado de 6/01/12, ando conta que o Chefe de Gabinete Ivo Gomes afirmou desconhecer o descontentamento e profissionais da Segurança Pública com as condições de trabalho e principalmente de salários, pois todos os cidadãos que possuem o mínimo de esclarecimento são sabedores da miséria de que são os salários dos Praças da PM e dos policiais civis. Como se concebe a sede da Delegacia Regional de Sobral, principal centro eleitoral do Governador do Estado, possuir uma das piores estruturas físicas, chegando até ser insalubre para usuários, profissionais e presos custodiados temporariamente naquele prédio, onde estão os representantes dos Direitos Humanos que não tomam qualquer providência sobre este caso?

EU QUERO SABER PORQUE O GOVERNADOR TEM TANTA RAIVA DAS POLICIAS?QUERO SABER:

Quero saber se existe e pra onde vai o dinheiro do convenio firmado entre a prefeitura de Sobral e a delegacia...

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More