SIGA-NOS NO INSTAGRAM

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Criança é diagnosticada com "síndrome do vampiro" no Vietnã

A menina foi diagnosticada com porfiria Foto: Reprodução
Ela chegou com ferimentos na pele Foto: Reprodução
Médicos do Vietnã diagnosticaram, pela primeira vez, uma caso de porfiria no país. A rara doença genética é conhecida como síndrome do vampiro, porque a pessoa desenvolve intolerância à luz do sol. Segundo o site “Look at Vietnam”, a paciente, uma menina de 5 anos, chegou ao hospital com muitas bolhas e deformações na pele do rosto, pernas e braço - lugares expostos ao sol. A criança, admitida no Hospital Nacional de Dermatologia, foi diagnosticada e tratada com sucesso. Quando foi internada, a menina pesava 13 quilos, peso normal para crianças com 2 anos. Também sofria de anemia, resultado do aumento anormal do baço. Ela tinha ainda as pontas dos dedos encolhidas por causa das cicatrizes na pele. Segundo o médico Nguyen Tien Thanh, a menina recebeu alta após um mês de tratamento. Ele disse que as bolhas na pele desapareceram, e a paciente passou por uma cirurgia no baço, para tratar a grave anemia. A menina sofre de problemas de pele desde o nascimento, especialmente no verão e primavera. Um dos irmãos dela morreu aos 7 anos, com problemas semelhantes. Na época, o menino não foi diagnosticado com porfiria, ou com qualquer outra doença. Nguyen Duy Hung, secretário-geral da Associação de Dermatologia do Vietnã, ajudou a encontrar o diagnóstico da criança. Segundo ele, apenas os sintomas da paciente foram tratados, mas ela precisa voltar ao hospital para mais exames. Ela também precisa se proteger do sol com protetor solar e óculos, para evitar uma possível cegueira.
- Só um rápido contato com a luz do sol poderia trazer de volta as queimadura, que causam infecção na pele e câncer - disse o especialista, em entrevista ao jornal local Nguoi Lao Dong.
Ainda de acordo com o site “Look at Vietnam”, não há um tratamento oficial para a porfiria. Os médicos costumam solucionar os sintomas com tratamento para a pele e aumento do nível de hemoglobina. Além da sensibilidade ao sol, a necessidade de hemoglobina também foi relacionada às lendas de vampiros. Estudiosos do assunto chegaram a sugerir que os vampiros eram, na verdade, indivíduos que sofriam de porfiria. E ingeriam sangue humano para aumentar o nível de hemoglobina e solucionar os sintomas da doença.

Fonte: Extra

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More