SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Policlínica Regional de Sobral fortalece complexo de saúde do Estado

IMG_4393
IMG_4266_2

Com o objetivo de fazer do Ceará o melhor sistema de saúde pública do Brasil, o governador Cid Gomes inaugurou na noite desta quarta-feira (4), a primeira policlínica tipo II, em Sobral, Região Norte do Estado. “Não existe equipamento de tamanha complexidade na saúde pública do Brasil”, afirmou o secretário da Saúde Arruda Bastos. Esta é a sétima policlínica inaugurada das 22 que irão compor o complexo de saúde do Estado. São 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), 48 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) e 150 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). “Em breve, volto a Sobral para inaugurar o maior hospital do interior do Nordeste, o Hospital Regional Norte (HRN)”, comemorou Cid.

A policlínica Bernardo Félix da Silva, segundo o Governador, terá capacidade de atender até 16 mil consultas e exames por mês. Serão 13 especialidades atendidas, três a mais que nas policlínicas tipo I. São acrescidas a neurologia, angiologia e endocrinologia às especialidades da oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia. Cerca de 620 mil pessoas serão beneficiadas pela policlínica que abrange 24 municípios da Região Norte.

Na policlínica, a população chegará com consulta ou exame marcado, encaminhada através dos Postos de Saúde da Família (PSFs) dos municípios. “É importante que façamos consórcios com os municípios, e mais importante ainda é que eles entendam a importância do funcionamento dos PSFs para o funcionamentos das policlínicas”, afirmou Cid Gomes. Foram R$ 12 milhões investidos na edificação e aquisição de equipamentos da policlínica regional, oriundos do Governo do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Chega a 103 o total de profissionais na policlínica regional em Sobral. Desse número, 29 são médicos especialistas, 10 profissionais de nível superior, 29 de nível médio e 35 da área administrativa e técnicos. Como em todas as policlínicas e CEOs regionais da rede de assistência à saúde do Ceará, a gestão da nova policlínica ocorre por meio de consórcio público de saúde, estratégia utilizada para o custeio compartilhado entre o Estado e os municípios da microrregião. 

Participaram também da inauguração o prefeito de Sobral Veveu Arruda, os secretários da Casa Civil, Arialdo Pinho, e da Educação, Izolda Cela; os deputados estaduais Teodoro Soares e Rogério Aguiar; o Bispo de Sobral Dom Odelir José Magri; e diversos prefeitos e autoridades da região.


Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More