SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

"Jamais pedirei para sair", diz secretário da Segurança do Ceará

Secretário da Segurança Francisco Bezerra foi à Assembleia Legislativa.
Deputados de oposição cobram do governo ações efetivas contra crimes.
Secretário da Segurança do Ceará visita AL para se defender de críticas do crescimento da violência (Foto: Diana Vasconcelos/G1)

O Secretário da Segurança do Ceará, Francisco Bezerra, compareceu nesta quarta-feira (7) à Assembleia Legislativa do Estado para se defender de críticas feitas por deputados de oposição e pela população do estado a respeito do número crescente da criminalidade no Ceará. Em depoimento na Assembleia, Francisco Bezerra apresentou índices positivos no combate à criminalidade durante sua gestão, que assumiu o cargo em janeiro de 2011.
Jamais pedirei exoneração. Jamais pedirei para sair. Se eu tivesse sentimento de culpa, já teria saído"
Francisco Bezerra, secretário da Segurança

"Jamais pedirei exoneração. Jamais pedirei para sair. Se eu tivesse sentimento de culpa, já teria saído. Diferente do pensamento de alguns, muitos cearenses estão dizendo que por meio dessa cúpula a situação está melhor", disse o secretário após ser pressionado para deixar o cargo pelos deputados de oposição.

Os deputados de oposição fizeram críticas ao discurso do secretário e reafirmam que a violência no Ceará é crescente. "Não dá mais para aguentar esse estado de insegurança. Quando nossos filhos saem às ruas, nós temos medo de eles não voltarem", citou o deputado João Jaime (PSDB).

"Nesse momento prestamos conta com a sociedade e continuaremos com mais vontade. Saímos com vontade policial doutrinado. Sairemos para que as leis sejam cumpridas e para combater o crime”, disse o secretário Francisco Bezerra. "Peço que façam críticas mas também reconheçam o trabalho de evolução no combate ao crime”, continuou.

De acordo com Francisco Bezerra, a polícia conseguiu ampliar o número de prisões, de apreensão de armas e de drogas, apreensão de explosivos, prendeu a maior parte dos foragidos na lista dos "mais procurados" e o governo de Cid Gomes foi o que mais investiu em segurança, quase R$ 1 bilhão em sete anos.

De acordo com o secretário Francisco Bezerra, Ciro Gomes, irmão do governador Cid Gomes, tem participação na Secretaria da Segurança, mas não toma decisões operacionais. "Todas as decisões operacionais são tomadas pelo secretário, são decisões técnicas", afirmou.
Estou muito entristecido com o depoimento do secretário. Frustrado. Decepcionado. No início do governo Cid nós tínhamos 1.793 homicídios por anos, passamos para mais de 3 mil em 2012"
Heitor Férrer, deputado de oposição

Oposição
"Estou muito entristecido com o depoimento do secretário. Frustrado. Decepcionado. No início do governo Cid nós tínhamos 1.793 homicídios por anos, passamos para mais de 3 mil em 2012, um aumento de mais de 100%. Os números citados pelo secretário representam o insucesso", afirmou o deputado de oposição Heitor Férrer (PDT).

"É um descaso com o problema tão sério, com a sociedade, citar a construção de novas delegacias no entardecer da gestão", citou o deputado Vanderley Pedrosa.

"A oposição quer passar a impressão de que o mundo está acabando, e a polícia está de braços cruzados. Nós estamos trabalhando e estou aqui para prestar conta", respondeu o deputado, após o pronunciamento dos deputados de oposição.

"Hoje não precisa ser sociólogo, psicólogo, juiz, promotor, policial para perceber que a segurança pública do nosso estado não vai bem. As colocações que vossa senhoria faz nos remete a um estado de paz e harmonia que na verdade nós não presenciamos. A população está acuada, se protegendo com grades, com medo de ir às ruas", criticou o deputado Vasques Landim (PR).

Protestos de rua
O secretário também criticou órgãos da sociedade civil pelas críticas que os policiais receberam durante os protestos de rua no mês de junho. “Nos países mais desenvolvidos o policial é visto como agente de defesa do estado. Por que numa manifestação cerca de 70 mil pessoas atiraram pedras contra policiais e estilingues que poderiam ter matado e ninguém saiu em defesa dos policiais?”


G1 CE

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More