SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

POTES DE BARROS EM SOBRAL (ANTIGA)

Por Aldemir Arruda:

O artesanato de barro foi uma produção comercial que teve na cidade de Sobral até os anos 60 uma fonte de renda muito grande tanto para os artesões como também para os vendedores.
O Mercado Público da cidade tinha uma variedades de vendedores de todos os tipos de cerâmica, e de acordo com a sensibilidade artística do artesão e sua imaginação fértil que criavam vasos, potes, jarras de todos os tamanhos e cores, às vendas se tornavam mais fáceis. A procura era grande. O fato é que Sobral não tinha água encanada e o abastecimento era dado através de carroças e para isso precisavam de jarras de tamanho grande para guardar água.
Sobral sempre foi uma fonte produtora de bom barro e o uso deste era algo que proporcionava prazer aos artesões , pessoas simples, modestas ,mas de grande valor artístico. Aquilo era arte e sendo arte tinha beleza. Todos esses produtos tinham qualidades e eram duradouros,
Era comum um vendedor percorrer às ruas da cidade transportando até 4 potes amarrados em seu ombro em pleno sol escaldante de Sobral.
Foi assim, meu tempo de menino tomando banho com água tirada de uma jarra grande para uma bacia. Mas nós éramos felizes e sabíamos valorizar esse produto

Via Joscel Vasconcelos

1 comentários:

Parece ser um escravo de Sobral.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More