SIGA-NOS NO INSTAGRAM

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

SOBRAL ANTIGA: ANTÔNIO FÉLIX IBIAPINA

Antônio Félix Ibiapina muito contribuiu para a medicina de Sobral como melhor ortopedista da cidade sem nunca ter se formado. Homem altamente prático e decidido , fato que levou a recuperar vários braços fraturados de crianças naquela época , inclusive de um irmão. Começou com animais essa sua especialidade e para tanto ele fabricava taliscas de carnaúba e prendia nas pernas e braços , fator importante para se conseguir a recuperação rápida. Sua fama foi crescendo e recebia até clientes recomendados por médicos para tratamentos dessas fraturas.
Exercia por outro lado, na Rua Ernesto Deocleciano, vizinho ao Osvaldo Rangel, a função de barbeiro-hoje cabelereiro. Tinha uma clientela conceituada e bem prestigiada pela sociedade sobralense. Antônio Félix era querido por todos os seus amigos devido sua verve ser sempre alegre. Mas, eu recordo bem , também , ele sendo juiz de partida no antigo Derby Sobralense nos anos 50, juntamente com Carlito Lopes, este juiz de chegada.
Tive a oportunidade de ser colega de turma do José Dias seu filho mais novo no Educandário São José e ser aluno da grande e competente professora Noeme Dias. Já no ginasial fui colega do Antônio Félix Filho,,inclusive terminando o ginásio junto. Com sua morte foi homenageado merecidadamente com um nome de rua na cidade.

Antônio Félix nasceu em 13 de abril de 1887 e faleceu em 1961.

Comentário de Ademir Arruda
Via Joscel Vasconcelos

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More