SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sábado, 25 de abril de 2015

Últimas notícias: execução por fuzilamento de brasileiro é confirmada na Indonésia

A lei indonésia prevê que os presos sejam informados com 72 horas de antecedência
As autoridades indonésias confirmaram oficialmente neste sábado (25) a execução por fuzilamento do brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte. Paranaense, Rodrigo foi condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas. A data das execuções não foi anunciada, porém elas podem ser realizadas a partir da próxima terça.

Gularte, de 42 anos, foi preso em julho de 2004 após tentar entrar na Indonésia com 6kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe. A condenação aconteceu em 2005.

Ele poderá ser o segundo brasileiro a ser executado na Indonésia. Em janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado, junto com outros cinco condenados, em decorrência do mesmo crime.

E o brasileiro não é o único. Ao todo são dez condenados, incluindo cidadãos de Austrália, França e Nigéria, além de um indonésio.

Recurso e imposições

O advogado de Gularte, Ricky Gunawan, disse que entrará com recurso na segunda-feira (27) para tentar reverter a decisão alegando que o sistema legal indonésio não protege os direitos humanos ao condenar um prisioneiro com uma doença mental à execução.
O presidente indonésio, Joko Widodo, negou clemência a condenados por tráfico. A impiedade pode ser resultante da situação de "emergência" que o país passa, segundo Wiododo. 

Em protesto, a presidenta Dilma, recusou temporariamente as credenciais do novo representante indonésio no Brasil em meio ao impasse. Asutrália e França já anunciaram que podem dificultar as relações com o país caso os cidadãos fossem executados. Grupos de direitos humanos também têm pressionado a Indonésia para cancelar a aplicação das penas.

O momento da confirmação

Segundo Ricky Gunawan, Gularte estava num conjunto de celas no presídio de Nusakambangan, a 400 km de Jacarta, quando foi informado de sua morte. Gularte teria sido o último a receber a notícia. Ainda segundo o advogado, o brasileiro ficou nervoso, pois acreditava que seria libertado.

Pronunciamento da defesa
O advogado do brasileiro informou que, ao ser notificado, o brasileiro ficou nervoso, pois acreditava que seria libertado.

A defesa do brasileiro tenta provar na Justiça da Indonésia que ele sofre de esquizofrenia e não poderia ser condenado.

O advogado tentará na próxima segunda-feira apelar pela última vez no caso de Gularte. Ele tenta rever a sentença de morte e fazer com que uma prima do brasileiro, que está na Indonésia, fique com sua guarda, já que Gularte seria mentalmente incapaz.

O Itamaraty acompanha o caso da Indonésia e declarou neste sábado que "segue fazendo gestões de alto nível para com vistas a evitar a execução".

A diplomacia brasileira disse reconhecer a gravidade do crime cometido por Gularte e argumentou respeitar a soberania da Indonésia. No entanto, acredita que a sentença deva ser revista por razões humanitárias.

Fonte: Diário do Nordeste
Foto Reprodução RPC

3 comentários:

Há se no Brasil fosse assim mas aqui é um tal de coitadinho,peninha dele por isso que esta ai essa droga solta destruindo as familias.

Brasil é a maior rota de trafico de droga das Américas, ja era para ter leis mais duras para traficantes!!!

Cadê a Dilma que "gosta de ficar defendendo" traficantes? Ahh, deve estar criando leis para dar benefícios pra traficantes e marginais e leis mais severas para a população de bem !

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More