SIGA-NOS NO INSTAGRAM

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Violência armada no Ceará já deixou mais de 400 adolescentes mortos em 11 meses!

Nada menos que 408 adolescentes - idades entre 12 e 18 anos incompletos - foram assassinados no Ceará entre janeiro e novembro deste ano, numa média de 37 casos por mês, ou um por dia (1,2). A maioria absoluta foi morta com o uso de armas de fogo.

Somente no mês de novembro, foram 49 garotos foram eliminados nas ruas da Capital, da Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior. Para as autoridades do sistema de segurança Pública e da Justiça, a maioria dos crimes envolvendo menores de idade (seja como vítima ou como autores dos delitos) está diretamente ligada ao tráfico e/ou consumo de drogas.

O mês de novembro foi o que apresentou, até agora, a maior taxa de adolescentes assassinados no estado. Foram 49 casos. O segundo mês, foi janeiro, com 48. Já o que registrou menor número de mortes de menores no Ceará foi junho, com 25 homicídios.

No mês passado, dos 49 adolescentes mortos violentamente no Ceará, 24 perderam a vida nas ruas da Capital. Já na Região Metropolitana foram 8 homicídios e no Interior, outros 17.

Além dos 24 casos de assassinatos em Fortaleza, também registraram mortes de adolescentes em novembro os seguintes Municípios: Beberibe, Sobral, Nova Jaguaribara, Maracanaú (2), Pindoretama, Iguatu, Russas, Itaitinga (2), Juazeiro do Norte (3), Quixadá, Guaiúba, Aquiraz, Caucaia, Uruburetama, Crato (2), Morada Nova, Itapipoca, Senador Pompeu, Itarema e Pacatuba.

Chacina

Na madrugada do último dia 12 de novembro, de uma só vez, seis adolescentes, com idades entre 16 e 17 anos, foram executados sumariamente por desconhecidos. Eles fazem parte dos 11 mortos na chacina que ocorreu na Grande Messejana. Todos eram moradores dos bairros Curió e Lagoa Redonda e da comunidade do São Miguel.

Os seis adolescentes mortos foram identificados como Alef Souza Cavalcante, 17 anos; Antônio Álisson Inácio Cardoso, 16; Jardel Lima dos Santos, 17; Marcelo da Silva Mendes, 17; Patrício João Pinho Leite, 16; e Renaylson Girão da Silva, 17. 

Além deles, também foram assassinados na mesma chacina cinco adultos, identificados como: Marcelo da Silva Pereira, 18 anos; Francisco Elenilson Pereira Chagas, Valmir Ferreira da Conceição, Pedro Alcântara Barroso do Nascimento e Jandson Alexandre de Sousa. 

Duplos assassinatos

Também no mês de novembro, pelo menos, quatro menores foram mortos na Grande Fortaleza em casos de duplos homicídios. O primeiro, na noite do último dia 11, quando foram executados a tiros, em Itaitinga, os menores Antônio Diego Pinheiro Rodrigues e Francisco Carlos Guedes de Almeida. Ambos tinham 16 anos de idade.

O segundo caso ocorreu em uma favela localizada na Rua 3 de Maio, no bairro Bela Vista, em Fortaleza. Foi na noite do dia 16, por volta de 23h30, tendo como vítimas o adolescente Wildejan Santos Mota e a sua namorada, Bruna Kelly Gomes de Albuquerque, ambos com 17 anos de vida.

Veja os números de adolescentes mortos em 2015 no Ceará:

Janeiro (48)

Fevereiro (34)

Março (38)

Abril (27)

Maio (37)

Junho (25)

Julho (26)

Agosto (42)

Setembro (41)

Outubro (41)

Novembro (49)

TOTAL = 408

Fonte: blogdofernandoribeiro.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More