SIGA-NOS NO INSTAGRAM

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Após a greve, Agentes Penitenciários recebem do governo comida estragada e coletes à prova de balas vencidos!

Depois de uma greve que durou menos de 24 horas, e que resultou numa mega rebelião simultânea em seis unidades do Sistema Penal na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), os agentes penitenciários fazem uma série de denúncias contra o governo do Estado do Ceará.

No fim de semana passado, além de lidar com várias tentativas de fugas através de túneis, e controlar uma imensa quantidade de visitas nas unidades penais de Itaitinga, Aquiraz, Pacatuba e Caucaia, os agentes passaram por privações e riscos. Denunciaram ter recebido comida estragada, com larvas conhecidas popularmente como tapurus, que se proliferam em alimentos estragados.
A alimentação chegou para os agentes no fim de semanacom larvas conhecidas como tapurus
Também denunciaram estar trabalhando com armas defeituosas, sem munição e com coletes à prova de balas (balísticos) com prazo de validade vencido, o que os torna alvos frágeis em caso de um confronto armado com os detentos, fato que se tornou rotineiro.

Conforme os servidores, os riscos dentro dos presídios estão cada vez maiores, já que todas as unidades carcerárias da Região Metropolitana de Fortaleza foram depredadas antes ou durante as rebeliões ocorridas entre os dias 21 e 22 últimos. As Casas de Privação Provisória da Liberdade (as CPPLs) 1,2,3 e 4, no Município de Itaitinga; o Presídio do Carrapicho, em Caucaia; e parte dos presídios Feminino, em Aquiraz; e de Pacatuba, estão com suas celas completamente danificadas. As grades de todos os xadrezes e galerias foram arrancadas pelos presos. Desse modo, eles estão soltos dentro das unidades.
Coletes entregues aos agentes estão com validade vencida desde 2013

E a Força?

Mesmo com a chegada da Força Nacional de Segurança (FNS), com um efetivo de 120 homens para reforçar a tropa do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e o Batalhão de Policiamento e Guarda do Sistema Penitenciário (BPGSP), a situação ainda é tensa.

No domingo, pelo menos, três túneis foram descobertos, sendo um no Presídio do Carrapicho e outros dois na Penitenciária de Pacatuba. Além disso, nesta última unidade, houve uma quebradeira geral quando a Sejus decidiu trancar nas celas os detentos da Vivência Um, onde um dos internos foi assassinado logo após o horário de visitas. 

Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

1 comentários:

Esse é o governo do PT,Da-lhe Camilo Santana.... Apertemo 13 e confirmem, Esse ano tem eleições municipais.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More