SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Batalhão de Choque da PM vai ocupar presídios cearenses enquanto durar a greve dos Agentes Penitenciários

O Governo do Estado promete utilizar a tropa da Polícia Militar para ocupar as guaritas e galerias dos presídios, penitenciárias e cadeias públicas da Capital, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do Interior do Estado a partir de zero hora deste domingo (22), dia em que os agentes penitenciários iniciam uma greve por tempo indeterminado.

A paralisação vai aumentar o estado de tensão no Sistema Penitenciário Estadual. Neste ano, pelo menos, 22 detentos já foram assassinados em presídios e cadeias e a Secretaria da Justiça decidiu transferir para outros estados detentos que estariam encabeçando atentados à bases policiais, incêndios em ônibus e a antes de telefonia celular em Fortaleza.

Ainda na noite da última quinta-feira (19), agentes e policiais descobriram um novo plano de fuga no Sistema. Um túnel que já media cerca de 30 metros de extensão foi localizado nas dependências do Centro de Triagem Criminológica do estado, situado em um dos pavilhões do Presídio do Carrapicho, em Caucaia, na RMF.

A fuga que seria em massa estava programada pelos detentos para acontecer no fim de semana, exatamente no momento em que a vigilância interna da unidade estaria defasada em conseqüência da greve dos agentes.

Fugas e motins

Ainda na quinta-feira foram registrados mais três incidentes em unidades carcerárias na Grande Fortaleza e no Interior. Em Pacajus, na RMF (a 49Km de Fortaleza), pelo menos, três presos conseguiram escapar. Dois deles foram recapturados quando fugiam misturados aos passageiros de uma topique que trafegava pela BR-116 em direção à Fortaleza.

Outra fuga foi registrada na Cadeia Pública da cidade de Morada Nova (a 163Km de Fortaleza). E no Município de Pentecoste (a 88Km da Capital), a Polícia Militar precisou invadir a Cadeia Pública para dar fim a uma rebelião na tarde de ontem.

Já no começo da semana, na última segunda-feira (16), um túnel foi descoberto na área externa da Penitenciária de Pacatuba, também na RMF. 

Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More