SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

terça-feira, 24 de maio de 2016

BOMBA! FUNCIONÁRIO PÚBLICO DE SOBRAL COLOCA A BOCA NO "TROMBONE"!

Leitor (Servidor Público de Sobral) coloca a boca no "trombone"!

Veja na íntegra:

"Depoimento e pedido de socorro ao Excelentíssimo Senhor Prefeito de Sobral, Veveu, Procurador Geral do Município, Sr. ANTÔNIO LOURENÇO TOMAZ ARCANJO, ouvidoria e ao honrado povo deste município. TEMOS DIGNIDADE E MERECEMOS O MÍNIMO DE RESPEITO. Nós, servidores públicos da instituição Guarda Civil, decidimos tornar publico fatos que vivem cotidianamente ocorrendo nesta tão preciosa instituição ao povo de Sobral. São fatos que afrontam a dignidade da pessoa humana, nos submetem a opressão e as mais diversas formas de humilhação. Sempre procuramos prestar bons serviços e atender bem ao povo, que é o mais importante, primordial e única razão da existência do serviço público. Mas apesar do nosso esforço, nos últimos meses, coincidentemente com a troca do comando, estamos sendo vitimas de algo que, não deve ser praticado, nem sofrido e muito menos omitido: o assedio moral. O atual comandante e secretário, tratam com desrespeito e discriminação a maioria dos servidores, provocando desgastes emocionais. Entre os fatos indignos: Vivemos em nossa instituição nebulosos tempos de perseguição, opressão e o ceifamento de direitos, Ameaças constantes para troca de escalas e postos de serviço, Desqualificação dos trabalhos, corte das conquistas estabelecidas em acordos coletivos de trabalho (inclusive acordos junto ao Ministério Público e Termos de ajustes de conduta TAC’s ), e atualmente não se pode mais adoecer. Esta ideologia perseguidora sempre existiu em nossa instituição, vale salientar que, houve uma pausa quando tivemos um secretário mais humano e de acessibilidade, o senhor Pedro Aurélio. Porém, os tempos nebulosos retornaram. Os atuais Secretário e Comandante, de modo arbitrário, imoral e desumano estão tratando de perseguir, oprimir. Pasmem senhores, mas Guardas Civis estão respondendo inquérito administrativo, por que vieram a adoecer. Estes profissionais podem ter seu salário descontado, fichas funcionais manchadas, além do constrangimento de, mesmo doentes terem que responderem a procedimentos administrativos. Há casos como cirurgias, gripes H1 N1 e, em outros por que, na sua folga não atenderam ao chamado da escala. Qualquer atestado, seja ele concedido por médico particular, de convênio médico ou da saúde pública (SUS), é válido para abonar horas ou faltas. Mas em Sobral, não! Secretário e comandante Mostre ao povo e a imprensa que os Senhores não são os ditadores que aqui evidenciamos, com fotos de documentos de instaurações de procedimentos administrativos. Exponha que estou mentindo, testemunhem que os Senhores são o oposto que estas súplicas e imagens relatam. Sabemos que as nossas denuncias mostram fatos indesejáveis para todos nós, mas decidimos levá-los ao povo, aos poderes constituídos e IMPRENSA."
Fonte: Sobral 24 horas c/ Vc Repórter

29 comentários:

Meu Pai, quanta desumanidade. Ainda me falam que este comandante é evangélico, imagine.

É ISSO AI, TEM MAIS É QUE DENUNCIAR, ELES NÃO SÃO DONO DO MUNDO, NEM DO MUNICÍPIO E MUITO MENOS DA VERDADE. COLOQUEM-SE AS BOCAS NO TROMBONE.

quando os administradores adoecem mesmo assim ele trabalha? interessante são cheio de regalias e os que realmente trabalha e mostram serviços não tem se quer o direito de adoecer.Autoridades competentes permitam que estes profissionais pelo menos sejam liderados por alguém por uma pessoa digna isto é o mínimo.

Absurdo como gestores são incompetentes com sua população maltratando o funcionário dessa forma assim so a população são perdendo por que qual funcionário vai poder da o máximo de si para ajudar a população se o próprio gestor não da condições de trabalho? Sobre as perseguições vai ministério público contra o gestor e contra cada um que estar obedecendo ordens de perseguição processo em cada pessoa q estar a compri ordens absurdas!

Sinceramente, até qdo veremos atos que desqualificam, descaracterizam e envergonha a raça humana? Onde está a dignidade e respeito a estes servidores que passaram num concurso público, testes físicos, médicos e psicológico. Depois cursos de formação de seis meses, para depois serem tratados como indigentes? Isso é caso de polícia. Cadê ministério público, oab, direitos humanos, conselho de medicina?

É isso mesmo, além de não serem valorizados com salário digno, pois ainda estão trabalhando com o salário base correspondente ao ano passado, que é bem abaixo do salário mínimo atual, esses trabalhadores sofrem perseguições. Isso é mais um descaso que acontece na administração de Sobral. Esse secretário e comandante, além de alguns guardas mais antigos que tem pensamento retrógrado, seguem o tempo da DITADURA. Absurdo!!

Que situação está na Guarda Municipal de Sobral, antes a maior referência, hoje só angústia por parte daqueles que compõem os quadros da honrosa Guarda. Quando buscavamos referencial em modelo de Segurança Pública Municipal a cidade de Sobral estava em primeiro lugar.
Vejo que hoje só resta pessoas honesta e honradas para denunciar esse descaso.
Infelizmente a população paga o preço pois a Guarda Municipal é limitada a prestar o serviço só com a boa vontade de quem faz aqua Instituição, pois não há meios e nem ferramentas necessárias para atender melhor o povo que pagam o salário desse Secretário e desse Comandante que um dia bem próximo voltará a sua tropa como um simples e Humilde "Guarda".

E eu pensava em fazer concurso pra essa instituição... Melhor não, estudar pra PM mesmo. Pessoal muito louco!

Tudo é uma vergonha para uma classe primordial para uma administração

Muitos fatos negativos, tristes, que deprimem e envergonham nossa raça humana, porém consigo enxergar alguma coisa positiva: estão perdendo o medo de denunciar, falando a verdade e chama o secretário e este comandante para o desafio, se é que se pode negar o inegável. Vi as imagens. Senhores Guardas parabéns pela coragem, mais é possível ir mais longe. Por que não procuram a comissão de direitos humanos da oab, assembleia legislativa, da câmara municipal ou pq não das comissões do senado e câmara federal?

No SAAE Sobral não é diferente!Existe gerentes perseguindo e afastando servidor pelo simples fato de ser do sindicato que representa a classe.

E quanto aos guardas que ficavam dia e noite vigiando a casa do ex prefeito Cid Gomes? Ainda estão fazendo este serviço?

Acho que agente tem que trabalhar mais reclamar menos !!!! Tá ruim a vida de guarda municipal??? Troquem de profissão vcs nem imaginam o que um servidor de uma empresa privada( comércios) estão tendo que fazer para manter os empregos. Minha opinião e que reclamam muito de barriga cheia. Tudo e motivo para greve... seu eu fosse fazer greve no meu trabalho na mesma hora tem outro no meu lugar. Então servidores públicos nos contribuintes exigimos mais trabalho pois somos nos que pagamos seus salário muito ou pouco mais creio eu que esta sendo pago. Se n estão gostando procurem outro rumo na suas vidas. Trabalhem mais e reclame menos. Desculpe mais e minha opinião. Se os politico que estão em gestão n lhe agradam e so n votar nas próximas eleições. Fácil fácil

O prefeito Veveu já faz mais de 15 dias que não aparece na prefeitura, dizem que ele está doente, mas será que vai ser aberto uma sindicância para apurar se realmente ele estava doente e esse dias de falta vai ser descontado no salário dele? Assim como estão fazendo com os guardas municipais, como os nossos gestores são hipócritas, que país é esse, ou melhor, que cidade é essa em que nós vivemos? Onde tudo acontece mais ninguém diz nada, essa realidade tem que mudar.

Será que quando o prefeito adoece, ele também responde inquérito administrativo? ou só os guardas municipais? O prefeito também não é empregado do povo? O mesmo dinheiro que é pago o salário do guarda é também o mesmo dinheiro que é pago o salário do prefeito, porém vamos usar o princípio da isonomia, vixe, esqueci que estamos no Brasil e moramos numa cidade chamada Sobral, onde tudo se pode.

Com relação ao comentário do Fantasma, digo o seguinte: Não é fácil fazer o que gosta e repentinamente deixar de fazê-lo. O questionável aqui, ao meu ver, é sobre a perseguição que estes profissionais estão passando, como por exemplo a questão da saúde. Agora eu pergunto, se você estivesse doente e não pudesse trabalhar e no outro dia a empresa colocasse outro profissional no seu lugar, sem lhe dar o direito de explicar ou provar sua doença, você simplesmente procuraria outro emprego sem ao menos ir atrás dos seus direitos?
Acredito que essa é a situação que está sendo questionada. E outra coisa, não está satisfeito com a área privada? Estude e faça um concurso público. Fácil fácil

Esse secretário ta seguindo a mesma linha de um EX-Secretário que maltratou bastante os guardas municipais com assédio moral.Atenção
Guardas Municipais coloquem a boca no TROMBONE e lutem pelos seus direitos.

Greve é um direito do trabalhador, reinvindicar melhores salários tb! Servidor público deve ser respeitado! Tem que reclamar mesmo!

Esse ano tem eleições municipais eles vão querer se reeleger ou irão apoiar alguém para prefeito e veradores, eu não acredito que com essa atual gestão algins desses politicos achacadores de sobral se reelejam. temos que que não reeleger ninguem dessa atual gestão vamos renovar 100%;

Absurdo. Colomquem na justiça. Ela tarda mas não falha. Será quem o povo não vê que os FG's e companhia naondámmais para Sobral. CHEGA.

Quantos guardas ainda precisarão passar por esses assédios para que acordem que essa categoria luta por melhorias, para se impor no auxílio a segurança pública, o que eles pedem é apenas que sejam reconhecidos e respeitados pela administração e pelos superiores.

LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL
Art. 84 - São direitos dos servidores municipais ainda:
I - reajustes salariais periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo;
CADÊ O REAJUSTE?

JORNADA DE TRABALHO 12x36
PLANO DE CARGOS E CARREIRAS DA GUARDA MUNICIPAL DE SOBRAL
Lei 818, 02 de maio de 2008
CAPITULO I
DA JORNADA DE TRABALHO
Art. 24 - O valor atribuído a classe de vencimento do Guarda Municipal será devido pela jornada de trabalho de 42 (quarenta e duas) horas semanais, a qual poderá, dependendo dos critérios de conveniência e oportunidade ser atendida em HORÁRIOS 12/36 hs.
"Súmula nº 444 do TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO
JORNADA DE TRABALHO. NORMA COLETIVA. LEI. ESCALA DE 12 POR 36. VALIDADE. - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e27.09.2012 - republicada em decorrência do despacho proferido no processo TST-PA-504.280/2012.2 - DEJT divulgado em 26.11.2012.

É valida, em caráter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em LEI ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho, assegurada a remuneração em dobro dos feriados trabalhados. O empregado não tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na décima primeira e décima segunda horas."

CADÊ A REMUNERAÇÃO EM DOBRO NOS FERIADOS TRABALHADOS PELOS GUARDAS?

PLANO DE CARGOS E CARREIRAS DA GUARDA MUNICIPAL DE SOBRAL
Lei 818, 02 de maio de 2008

CAPÍTULO II
DA PROGRESSAO NA CARREIRA EM CADA CÍRCULO

ART. 29 – A progressão do Guarda municipal se dará mediante:

§ 2° - O guarda de 2ª Classe, após cumprir o tempo mínimo de interstício de três anos (estagio probatório), cumprindo os requisitos constantes no art. 26, sendo estabilizado na função que ocupa, fará jus a gratificação de curso de 10%(dez par cento), sobre o salário base.
CADÊ OS 10% DOS GUARDAS DA 7ª TURMA, QUE SAÍRAM DO ESTÁGIO PROBATÓRIO EM ABRIL COM NOTAS ACIMA DA MÉDIA?

LEI FEDERAL Nº 13.022, DE 8 DE AGOSTO DE 2014.
Dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

CAPÍTULO VII
DO CONTROLE

Art. 14. Para efeito do disposto no inciso I do caput do art. 13, a guarda municipal terá código de conduta próprio, conforme dispuser lei municipal.

Parágrafo único. As guardas municipais não podem ficar sujeitas a regulamentos disciplinares de natureza militar.

CAPÍTULO XI

DISPOSIÇÕES DIVERSAS E TRANSITÓRIAS

Art. 22. Aplica-se esta Lei a todas as guardas municipais existentes na data de sua publicação, a cujas disposições devem adaptar-se no prazo de 2 (dois) anos.

Art. 23. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 8 de agosto de 2014; 193o da Independência e 126o da República.

DILMA ROUSSEFF
José Eduardo Cardozo
Miriam Belchior
Gilberto Magalhães Occhi


A Guarda Civil de Sobral tem um Regimento Disciplinar copiado da Polícia Militar (DECRETO Nº850 DE 29 DE MAIO DE 2006. Homologa o novo Regimento disciplinar da Guarda Civil Municipal de Sobral).

Nada está sendo feito para a criação do Código de Conduta, que pede a Lei federal 13.022, no qual está acabando o prazo para o Poder Executivo se adequar a lei.

FALTAM MENOS DE 3 MESES.

CONFIRA O REGIMENTO DISCIPLINAR DA GUARDA CIVIL DE SOBRAL E SE SURPREENDA!

Observa que boa parte dos jovens está voltada para um emprego público. Não para fazer uma carreira boa, mas para trabalhar pouco e não ser demitido. A gana por fazer concurso público surge quando o profissional chega à conclusão de que está sendo mal aproveitado no trabalho, ou não consegue arrumar emprego, ou acha que trabalha muito e ganha pouco ou se sente inseguro. O que me incomoda não é o fato de ser um funcionário público, mas o discurso anti-produtivo daqueles que desejam assumir uma vaga como “estatuário”. E o pior é a quantidade de pessoas formadas nas mais diferentes áreas que pretendem fazer concurso. O profissional de empresas privadas se destaca, pois está sempre melhorando sua produtividade no dia-a-dia e buscando novas idéias e oportunidades de negócios. Esse é um comportamento ativo de um empreendedor. Não esqueça que o país fica menos produtivo quando trabalhamos menos. Trabalhe com vontade e com muita determinação. Trabalhe como se você fosse o dono da empresa. É uma pena que existam tantos cursinhos preparatórios para concurso e poucas escolas para a formação de empreendedores no país. E outra, respeito sua opinião mais vejo o por que vc e guarda municipal.

Sobral cada vez mais humana? ( RSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS), imagina a desumana!

Em meio a tudo que foi falado, eu afirmo que tem muitos guardas municipais que estão só esperando a morte, pois, vc ver no mercado público, tem guardas escorados nas grades, guardas escorados na parede, com celular na mão vendo o seu whasapp e eu acho que são muito bem pagos. Quem comentou que não tem uma condição digna, acho q tem sim, que tem um salário q é pouco como disseram, mas não se ver guardas atuando como deveriam ser. se não podem prender bandido, é porque não são POLICIA, precisamos de segurança sim precisamos, mas tem que ter mais policiais nas ruas de Sobral, aí sim teríamos uma cidade mais segura.

essa administração cada vez desrespeitando os servidores com ameaças e assédio moral isso não pode acontecer colocar pessoas despreparada como esse Comandante e o secretário que trata mal os GUARDAS e age como um ditador .

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More