SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sábado, 14 de maio de 2016

Você já teve manchinhas nas unhas? Saiba a razão disso!

Antes de começar a ler esta matéria, olhe para as suas unhas. Você já notou que algumas vezes aparecem manchinhas brancas nelas?
As unhas são produzidas por glândulas que secretam camadas bem grossas de queratina, que fixam na ponta dos nossos dedos aderindo à nossa pele.

E tanto elas quanto os cabelos continuam crescendo mesmo depois que nós morremos. Você sabe por que o cabelo e as unhas crescem depois que morremos?

Elas possuem a função de proteger as extremidades dos nossos dedos tanto das mãos quanto dos pés, além de ajudar que nós consigamos manipular alguns objetos.

As unhas são uma parte do corpo de extrema importância, em especial para as mulheres. Elas gostam de usar essa camada de queratina para pintar e fazer várias decorações com esmalte.

Mas vez em quando somos surpreendidos com algumas manchinhas brancas que aparecem bem no comecinho das nossas unhas. Para que servem essas manchinhas? Elas fazem mal à saúde?

Essas marquinhas que aparecem bem no comecinho das raízes de nossas unhas, nos dedos, são chamadas de leuconíquias.

De acordo com a farmacêutica e bioquímica da TAVE Farmácia de Manipulação (SP), em entrevista ao portal UOL, “a falta de cálcio pode contribuir para o aparecimento das unhas brancas, mas isso não é comprovado cientificamente. Entretanto, muitos especialistas consideram a má alimentação uma das causas, visto que a falta de nutrientes como zinco, ferro, vitamina B6 e vitamina B12, faz com que as unhas fiquem mais frágeis, tornando-as mais suscetíveis ao aparecimento da leuconíquia“.

Ela afirma que uso de produtos agressivos como detergentes, produtos de limpeza, por exemplo, podem ser condições do cotidiano que tornem nossas unhas mais propensas a aparecer esse tipo de marquinha branca.

Ela conta ainda que em casos mais graves, a leuconíquia pode ser sinal de alguma possível doença no rim.

A especialista afirma que não há necessidade de se ir ao dermatologista para tratar disso pois à medida que as unhas das mãos e pés vão crescendo, as manchinhas vão saindo.

Mas, segundo ela, vale lembrar que “Caso o problema persista, porém, ou a mancha aumente, é aconselhável que se procure um médico, pois pode indicar um problema mais sério. Neste caso, são feitos exames bioquímicos específicos”.

Se caso surja riscos escurecidos na sua unha, pode ser sinal de melanona subungueal, uma forma de câncer que é muito rara. Mas em maioria dos casos, também pode ser que não seja nada, só o médico é quem vai saber definir.

Anelise sugere que você cuide bem de suas unhas para evitar que essas manchinhas apareçam. Ela recomenda produtos como D-pantenol ou pró-vitamina B5 para fortalecerem as unhas que estão quebradiças e bem fracas.

Além disso, você pode usar queratina e methiosilane C para deixá-las mais consistentes, duras e fortalecidas.

Ela reforça que você deve consultar um médico antes de usar qualquer produto ou medicamento e que “a utilização de suplementos e vitaminas que atuam como constituintes e estimulantes do metabolismo e crescimento das unhas, como Biotina ou Vitamina H, Vitamina B12, Cisteína, Vitamina B6, Metionina, Silício e Zinco, também podem contribuir para unhas sempre saudáveis”.

UOL/hypescience/Brasilescola

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More