SIGA-NOS NO INSTAGRAM

segunda-feira, 6 de junho de 2016

CEARÁ: Número de presos que fugiram no fim de semana somente será conhecido nesta segunda-feira

A Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejus) deverá realizar, na manhã desta segunda-feira (6), uma recontagem de presos na Casa de Privação Provisória da Liberdade II (CPPL 2), no Município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tendo em vista mais uma fuga ocorrida nas últimas 48 horas naquela unidade. Desde o último dia 21, quando ocorreu uma mega rebelião no Sistema Penal, pelo menos 20 presos foram mortos e cerca de 60 escaparam.
Os presos da CPPL 2 fugiram através de um buraco no alambrado
A fuga mais recente aconteceu na madrugada de sábado último (4), quando presos fugiram depois de conseguir se aproximar do alambrado que circunda aquela unidade prisional e fizeram um buraco na tela de arame. A evasão só foi percebida horas depois.

Informações extra-oficiais dão conta de que, pelo menos, oito detentos teriam escapado dali. Depois, esse número chegou a 10. Dois dos fugitivos acabaram sendo recapturados pela guarda prisional. Os demais permanecem desaparecidos.

Mortes

A Sejus informou no fim de semana que a recontagem dos internos só poderia ser realizada nesta segunda-feira (6) para não atrapalhar a visitação dos presos. A recontagem será feita com o apoio da Polícia Militar e da Força Nacional de Segurança (FNS), que estão atuando na vigilância do setor externo do Complexo Penitenciário de Itaitinga, onde estão concentradas as CPPLs 1, 2m 3 e 4, além de número 5 que ainda está em construção mas que já abriga cerca de 100 detentos transferidos das demais unidades por estarem ameaçados após os motins.

A mega rebelião aconteceu entre os dias 21 e 22 de maio último, quando agentes penitenciários iniciaram uma greve. Nas quatro CPPLs de Itaitinga, no Presídio Feminino, em Aquiraz; e no Presídio do Carrapicho, em Caucaia, ocorreram mortes e depredações. 

Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More