SIGA-NOS NO INSTAGRAM

domingo, 7 de agosto de 2016

Camilo chama greve dos professores de "politicagem" e diz que irá acionar a Justiça

Em evento neste sábado (6), governador do Estado afirmou que, caso a paralisação dos docentes estaduais não seja encerrada, irá acionar a Justiça para garantir o retorno das aulas. Greve já dura mais de 100 dias
Camilo particou da abertura do Seminário dos Conselhos Comunitários de Defesa Social neste sábado (6) em Fortaleza (Foto: Fabiane de Paula).

Contabilizando mais de 100 dias de duração, a greve dos professores estaduais no Ceará foi alvo de críticas, neste sábado (6), pelo governador Camilo Santana, em Fortaleza. Questionado sobre o retorno das aulas durante a abertura do Seminário dos Conselhos Comunitários de Defesa Social, Camilo afirmou que, caso os docentes da rede de ensino do Estado não retomem as atividades, irá acionar a Justiça para intervir. O governador declarou, ainda, que parte da categoria estaria transformando a paralisação em "politicagem".

Segundo ele, em 2015, a categoria recebeu cerca de 13% de aumento salarial. Neste ano, a reivindicação é de 12% de reajuste. Segundo Camilo, dentre as propostas já apresentadas pelo Governo do Estado, estão a implantação da lei que reformula o sistema de promoção dos docentes, reajuste de 4% e aumento de 5% na regência dos professores. A oferta, contudo, foi recusada.

"Já oferecemos 9% de aumento e eles não aceitaram porque estão transformando essa greve em uma politicagem por conta das eleições e eu não vou aceitar isso. Não vou permitir que isso prejudique o ano letivo dos alunos do Ceará por essa intransigência de um grupo, uma minoria, que vai lá para a Assembleia, porque o próprio sindicato é contra a greve", alegou Camilo. "Se eles não voltarem, vou ter que ir à Justiça. Não posso ficar pagando salário das pessoas sem trabalhar", completou.

Conforme o gestor, diante do cenário econômico de crise no País, o Governo não tem condições de conceder o reajuste exigido pela categoria. "Vocês estão acompanhando a situação do Brasil. É realidade do país. Não posso dar um aumento desse tamanho para todos os servidores. Não posso ser irresponsável", destacou.

Retorno às atividades

Camilo afirmou que cerca de 82% das escolas já retornaram às atividades. Conforme ele, a greve continua afetando, principalmente, unidades da Capital e da Região Metropolitana, além da região de Crato e Juazeiro.

O governador destacou, ainda, que a paralisação foi considerada ilegal pela Justiça. "Desde o início, a Justiça decretou a greve ilegal. Eles pagam multa de R$ 3 mil por dia nessa greve. Não tem sentido", salientou.

Na última semana, o Sindicato dos Professores e Servidores em Educação do Estado do Ceará (Sindicato APEOC) informou que a direção da entidade está trabalhando para resolver o impasse entre a categoria e o Governo. Uma nova assembleia de docentes deve ser realizada no próximo dia 12 para debater se a paralisação terá continuidade. 

Fonte: Diário do Nordeste

4 comentários:

Isto é um absurdo. Não é politicagem coisa nenhuma politização de uma classe que há muito tempo sofre nas mãos de governantes que querem que o povo seja controlado pela falta do conhecimento. Queremos apenas a reposição da inflação. Deveríamos nós entrarmos na justiça para garantir que o Governador cumpra com responsabilidade o ato de Gerir.

Incompetente. Não investe nem na segurança e nao quer garantir melhoria na educação. Cara de pau

O governador Camilo é um sádico. Ganha muito bem. Com certeza têm auxílio alimentação, moradia, combustível, longas viagens, plano de saúde, odontológico. Aliás, não são auxílios, são verbas. Ah! Ainda tem verba para pagar seus secretários. Acha que ele vai se preocupar com professores que representam a educação? Assim como se preocupa com a segurança, com a saúde e daí por diante. Mas garanto que nas eleições para governadores ele vai estar lá pedindo votos para a sua reeleição. Aliás, o Brasil precisa acabar com dois pontos políticos urgentemente: REELEIÇÃO E E FORO PRIVILEGIADO.

ESSA GENTE DA ESQUEDAS, TEM PROBLEMAS, QUANDO É PARA ARRUMAR GRANA PARA OS AMIGOS POLITICOS, NUNCA FALTA DINHEIRO. TEM MAIS UM DETALHE, AMIGOS GRINGOS, COMO MADURO DA VENEZUELA, RAUL CASTRO CUBANO, E OUTROS DITADORES AFRICANOS. DINHEIRO ESSES ROUBADO DA PETROBRÁS. PARA CAMPANHAS DELES LÁ FORA. PARABENS! E NÓS AQUI FUDIDOS, SEM SAUDE, SEM EDUCAÇÃO, SEM SEGURANÇA, E PELEJANDO PELO UM DIA MELHOR.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More