SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

domingo, 23 de outubro de 2016

Conheça 5 maneiras de fazer com que seu filho tenha uma alimentação saudável

A correria do dia a dia faz com que muitos pais não planejem antecipadamente as refeições dos filhos.
Crianças são desafiadoras na hora das refeições, e fazê-las sentar à mesa pode parecer uma tarefa impossível. Para muitas mães, conseguir que os filhos comam um alimento saudável chega a ser uma vitória.

Porém, quando se trata de nutrição infantil, a verdadeira conquista é fazer com que as crianças sejam adeptas de uma alimentação saudável ao longo de toda a vida.

Comece cedo com os bons hábitos

Diversos estudos publicados no jornal americano Pediatrics mostram que os hábitos alimentares de uma criança são consolidados no início da vida e, quanto mais cedo conseguir que seus filhos comam alimentos saudáveis, melhor para a saúde deles a longo prazo.

Além disso, a nutrição dos pequenos é fundamental para o crescimento atual, desenvolvimento e saúde. “O que nós, mães e pais, devemos ter em mente é que a nossa alimentação é um espelho daquela que almejamos para os nossos filhos. Portanto, não adianta esperarmos que eles tenham uma alimentação saudável se nós mesmos não adotarmos estes hábitos saudáveis”, alerta Patricia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico do negócio Nutricional da Abbott no Brasil.

Muitas vezes, a correria do dia a dia faz com que os pais não realizem um planejamento antecipado para oferecer opções saudáveis, mas é fundamental que isso aconteça ainda na infância, pois a tarefa poderá ser mais árdua com filhos crescidos.

Quando as batatas fritas se tornaram um vegetal?

Um estudo realizado nos Estados Unidos sobre o consumo alimentar com mais de 3 mil bebês e crianças mostrou que eles não comiam frutas (27%) e vegetais (32%), e que batatas fritas eram o “vegetal” mais ingerido. Porém, é importante destacar que diversas pesquisas mostram que quanto maior for a variedade de frutas e vegetais que uma criança come no primeiro ano de vida, mais chances ela terá para gostar destes alimentos.

Mostrar o caminho de uma alimentação saudável às crianças e todos os benefícios que isso pode trazer, como o desenvolvimento cognitivo, é uma grande tarefa. Porém, estratégias simples que contemplam criatividade, ação, persistência, exemplo e cronograma podem tornar isso possível.

Confira abaixo cinco dicas para ensinar a criança a comer de forma saudável para a vida:

Criatividade: mantenha o cardápio variado

A variedade na alimentação das crianças é muito importante para o crescimento saudável. Às vezes, a criança pode rejeitar determinado alimento, como a beterraba, num primeiro instante, mas isso não significa que ela não goste desse alimento. É preciso oferecer outras vezes e, de preferência, combinar com algum acompanhamento que seja do agrado da criança.

Variar alimentos e ingredientes em cada refeição ajuda a garantir com que seu filho receba uma ampla gama de nutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento ideal. As diretrizes nutricionais da Academia Americana de Pediatria, por exemplo, recomendam alimentar as crianças com vegetais, frutas, grãos, laticínios com baixo teor de gordura (após os 2 anos) e fontes proteicas de qualidade, incluindo carnes magras, peixe, nozes, sementes e ovos.

Ação: faça com que seu filho se sinta parte do processo

Ensinar os pequenos a tomar decisões saudáveis e nutritivas por si mesmos, envolvendo-os no processo, aumenta a probabilidade de torná-los adultos saudáveis. Uma ideia é levar seu filho ao supermercado para que ele possa escolher algumas frutas ou vegetais. Torná-lo parte do processo é fundamental para estabelecer hábitos duradouros.

Outra maneira de inseri-lo no processo é permitir que ele escolha pratos, copos e talheres divertidos durante o momento das refeições.

Persistência: não desista

Mais fácil falar do que fazer, certo? No entanto, a persistência vale muito a pena. É importante para os pais manter a calma, e não barganhar, inventando mecanismos que na verdade boicotam o desenvolvimento de um hábito novo, como por exemplo, o de usar a sobremesa como recompensa de um prato limpo. É legal interagir com a criança no sentido de que ela não precisa limpar o prato ou gostar de tudo, mas pelo menos experimente cada um dos alimentos do prato.

Exemplo: alimente-se da forma como você quer que seu filho coma

“Faça o que digo, não faça o que faço” não costuma funcionar muito bem com as crianças – especialmente quando se trata das refeições. Se você, por exemplo, tem o hábito de pular refeições, torna-se mais complicado fazer com que seu filho tenha horários regulares para comer. Ou até mesmo querer que ele coma frutas e verduras se esses tipos de alimentos não fazem parte da sua própria alimentação.

Os pais devem comer regularmente, sentando-se para as refeições, e optando por uma ampla variedade de alimentos saudáveis para que o exemplo seja seguido pelos filhos de forma natural.

Rotina: sirva três refeições e dois lanches por dia

A correria do dia a dia aliada à falta de apetite das crianças pode muitas vezes resultar em rotinas de alimentação que equivalem a algumas mordidas aqui, uma única refeição completa, e passar por lanchinhos pelo resto do dia. Porém, uma rotina alimentar estruturada, que consista de três refeições e dois lanches por dia, pode tornar as coisas menos caóticas, manter as crianças bem alimentadas e ensiná-las que, se elas não almoçarem naquele momento, deverão esperar até a hora do próximo lanche. Também é importante certificar-se de que cada refeição e lanche estejam repletos de alimentos saudáveis e integrais.

Fonte: Tribua do Ceará

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More