SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

sábado, 22 de outubro de 2016

Diminui diferença entre Roberto Cláudio e Capitão Wagner no 2º turno

O atual prefeito de Fortaleza tem neste levantamento 45% das intenções de voto, contra 36% do segundo colocado. A divulgação da pesquisa acontece após a campanha do Capitão Wagner subir o tom nas críticas ao adversário.

Faltando oito dias do 2º turno da eleição, uma nova rodada da pesquisa O POVO/Datafolha mostra que a diferença entreRoberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (PR) diminuiu de 14 para nove pontos percentuais.
Pesquisa O POVO/Datafolha (FOTO: Emílio Moreno/Tribuna do Ceará)
O atual prefeito de Fortaleza tem neste levantamento 45% das intenções de voto, contra 36% do segundo colocado. Os indecisos são 8%, e os eleitores que disseram votar em branco ou anular o voto são 12%.

Na divulgação por votos válidos, onde são excluídos indecisos e eleitores que declararam votar em brancos ou nulos, a diferença entre os candidatos foi reduzida de 18 para 12 pontos. Nesse balanço, que leva em consideração a maneira como a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado das eleições, Roberto Cláudio foi de 59% para 56%. Já Wagner passou de 41% para 44%.

De acordo com esta nova rodada do O POVO/Datafolha, os candidatos Roberto Cláudio e Capitão Wagner estão empatados em quatro das seis regionais de Fortaleza. O prefeito e o militar tem desempenho igual no eleitorado nas áreas das Secretarias Executivas Regionais (SERs) I, III, IV e V. O atual prefeito de Fortaleza leva vantagem nas Regionais II e VI.

A pesquisa foi realizada entre a última quinta-feira (20) e a sexta-feira (21), e ouviu 864 eleitores de Fortaleza. O levantamento capta, portanto, acirramento da campanha registrado na última semana, com ataques e troca de acusações entre candidatos.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e a taxa de confiança é de 95%. Isso significa que, se fossem feitos 100 levantamentos nessa metodologia, os resultados seriam os mesmos em 95 deles. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-08669/2016.

Críticas e acusações

A divulgação da pesquisa acontece após a campanha do Capitão Wagner subir o tom nas críticas ao adversário no horário eleitoral. A mudança na estratégia de ataque ao prefeito de Fortaleza começou com a veiculação da propaganda eleitoral no rádio e na TV na qual Wagner acusa Roberto Cláudio de “mentir” sobre a construção de um depósito de medicamentos da Prefeitura de Fortaleza.

O candidato do PR diz que o depósito pertence ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) – organização social que administra os equipamentos e a logística da saúde em diversos municípios -, e não à Prefeitura, como segundo o candidato do PR, sugere a propaganda do atual prefeito.

Em resposta, Roberto Cláudio divulgou nas redes sociais e em seus programas eleitorais na TV e no rádio uma resposta criticando a ação do adversário como “ataques grosseiros, calúnias, mentiras e falsidades”. O prefeito lamentou ainda que usem dessa forma o horário eleitoral gratuito, criado para que o eleitor possa conhecer os candidatos e avaliar suas propostas”, rebateu o atual prefeito.

Todo esse acirramento provocou uma onda de liminares em favor do candidato Roberto Cláudio, o que ocasionou a retirada do ar de algumas inserções do candidato do PR por determinação da justiça.

Apoios e alianças

Nesta etapa da campanha, durante os programas do candidato do PR, o senador Tasso Jereissati (PSDB) apareceu defendendo que Wagner trará “reformulação da maneira de fazer administração pública”. Com uma mensagem semelhante ao início da sua carreira política, na década de 1980, Tasso volta a comparar a administração pública com a administração de empresas.

O tucano disse ainda que embora Capitão Wagner não tenha “experiência”, ele estará cercado dos melhores profissionais para administrar a cidade. A demonstração de apoio do senador gerou reações entre aliados do atual prefeito. O ex-ministro Ciro Gomes publicou em uma rede social mensagens ironizando a formação de Wagner.

Fonte: Tribuna do Ceará

1 comentários:

Vamos la capitao Wagner,nao desista de mostrar as falsas promessas de RC, que so esta trabalhando para os ricos.Prova essa que esta ganhando praticamente so na Regional II.Zona nobre de Fortaleza

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More