CONTATOS: (88) 3613.1000 / (88) 9 9615.0901 / (88) 9 9696.7018 - Clique AQUI e saiba mais...
PREÇO IMBATÍVEL! Vende-se CASA NOVA no Renato Parente. Contatos: (88) 9 9821.6636 / 9 9269.8424. Clique AQUI e saiba mais...

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Santa Casa de Sobral é único hospital do Nordeste em campanha nacional de fissura labiopalatina


Serão realizadas cerca de 20 cirurgias gratuitas no hospital em parceria com a ONG Smile Train, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e a Fundação IDEAH. No Ceará, há ainda o apoio da Associação Beija-flor. Campanha será de 10 a 14 de outubro

Referência em cirurgias de fissura labiopalatina (popularmente conhecida como lábio leporino) no Ceará, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral será o único hospital do Nordeste a integrar a 2ª Campanha Nacional de Fissura Labiopalatina. A ação será realizada de 10 a 14 de outubro e pretende beneficiar cerca de 130 pessoas em todo o País. Na Santa Casa, a expectativa é alcançar pelo menos 20 pessoas de todas as idades, mas não há limites de procedimentos. Haverá ainda cirurgias em Manaus (AM), Marabá (PA), Cuiabá (MT).

A campanha é encabeçada pela Smile Train, Organização Não Governamentais (ONG) que se dedica a oferecer tratamento gratuito a pessoas com fissura labiopalatina, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e pela Fundação IDEAH. No Ceará, há ainda o apoio da Associação Beija-flor, além das Secretarias de Saúde do Estado e do Município. A parceria visa conscientizar a população para o problema e diminuir as filas de espera pela cirurgia. A abertura oficial será realizada em Manaus no dia 10 e o encerramento, em Marabá no dia 14. Em outros seis estados serão realizadas ações de conscientização com a população nos centros participantes: Rio de Janeiro (RJ), Lajeado (RS), Cuiabá (MT), Recife (PE), Joinville (SC) e Brasília (DF).

O volume de cirurgias será de acordo com a demanda de pacientes sem limite de idade, de acordo com o médico cirurgião plástico Antonio Agostinho Moura. Ele coordena a equipe multidisciplinar que atua nos casos de fissura labiopalatina na Santa Casa de Sobral. A triagem gratuita será realizada no dia 10 de outubro a partir das 8h no hospital. As famílias precisam levar documentos e exames anteriores.

Após a cirurgia, os pacientes são cadastrados para que recebam o acompanhamento multidisciplinar com profissionais como um ortodontista para auxiliar na mastigação e estética dentária, um fonoaudiólogo em virtude das alterações de fala, além de um psicólogo. O médico Agostinho Moura explicou que no Ceará há apenas dois centros de referência para a cirurgia de lábio leporino: a Santa Casa de Sobral e o hospital infantil Albert Sabin. “É uma realização profissional porque a cirurgia traz inclusão social”, destacou o especialista.

Sobre a fissura labiopalatina

A fissura labiopalatina é uma má formação do lábio superior, que também pode atingir o céu da boca e resulta do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato, enquanto o bebê está se formando. Essa condição impacta não somente a fala, como também a nutrição e a respiração, levando o paciente a um isolamento social. Com um diagnóstico rápido, uma cirurgia que leva apenas 45 minutos e a devida assistência médica continuada, é possível reverter esse quadro e dar à criança a oportunidade de ter uma vida sem limitações. Estima-se que no Brasil, a cada 700 nascimentos, 1 criança tenha essa condição.

Com 33 centros parceiros fixos espalhados em 18 estados do Brasil, a Smile Train tem como missão oferecer, de forma gratuita, tratamento completo e de qualidade para pessoas com fissura labiopalatina, trabalhando de forma sustentável. Ao invés de fazer apenas campanhas pontuais, a Smile Train treina os médicos, visando a qualificação dos centros parceiros para uma atuação independente.


Serviço:
Cirurgia de Lábio Leporino
Triagem e cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (CE)
Rua Antonio Crisóstomo de Melo, 919, Centro. Mais informações: (88) 3112-0400

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More