SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

SOBRAL-CE: LEITOR COLOCA A BOCA NO TROMBONE E DESABAFA

Resultado de imagem para METRÔ VLT DE SOBRAL
"Gostaria de saber se realmente valeu à pena a implantação desse VLT e para quem, pois destruíram as raras ciclovias que aqui existiam, as dezenas de árvores que foram arrancadas, colocaram trilhos quase dentro de casas na pericentral, na John Sanford o trem passa junto com carros, motos, bicicletas... A rotatória do Arco, que nunca funcionou pq colocaram uma estação bem no meio, não para ser útil, mas sim para ficar bem na foto.

Uma obra que custou milhões aos cofres públicos e nunca vai ter nenhum retorno, nem financeiro, nem de utilidade, pois esses milhões deveria ter sido gastos com micro-ônibus, que atenderiam toda a cidade sem prejudicar tanto a cidade nem o trânsito.

Por várias vezes vi o VLT passar vazio, ou com 1 ou 2 pessoas, e é pq ainda não está sendo cobrada passagem, imagina quando estiver (se algum dia for), aí vai andar só o maquinista.

A estação do Arco, acabou com o trânsito de veículos e pedestres naquela região, quem vem do Arco ao aeroporto tem que perder uns 20 minutos em horário de pico para andar 200 metros, estreitaram as vias e por causa disso já ocorreram vários acidentes com carros sendo imprensados.

Sem falar no mal maior, que foram as inúmeras mortes e acidentes ocasionados por ele, será que vale a perca de ao menos 1 vida??? Para mim, acho que não.

 
VEJAMOS ALGUNS EFEITOS DO VLT EM SOBRAL:


- ACIDENTE COM ÔNIBUS E CAMINHÃO

QUINTA-FEIRA, AGOSTO 18, 2016

Um acidente foi registrado na manhã desta quinta-feira (18) na rotatória da Av. Dr. Guarany, precisamente na estação do metrô VLT, causando transtorno aos transeuntes e um enorme congestionamento.

Um ônibus escolar e um caminhão da empresa TDR foram os veículos envolvidos no sinistro. No acidente houve apenas danos materiais.

Mais um acidente provocado pela falta de planejamento na implementação do metrô VLT.


- SOBRAL CE | COMEÇA A DESTRUIÇÃO DAS CASAS INDENIZADAS PELA CONSTRUTORA DO VLT DE SOBRAL

QUINTA-FEIRA, DEZEMBRO 05, 2013

O Metrô de superfície, o nosso VLT, começa mexer na parte crucial da obra. As várias residências que ficam no cruzamento que dá inicio á Avenida John Sanford, após os trilhos da Reffsa, começam a serem demolidas.

O triste dessa história é saber que antigos moradores que ali residiam estão “adoentados de saudades”. Muitos criaram seus filhos naquelas casas durante mais de 50 anos, e por conta do “progresso” tiveram que saírem ás pressas por conta das obras do VLT.

Sem falar no montante pago pelas indenizações, que daria para adquirir micro-ônibus para cobrir toda a cidade. (grifo nosso)

Acidentes nos trilhos do VLT de Sobral, no CE, preocupam população

 
QUARTA-FEIRA, DEZEMBRO 12, 2012

Veículos têm ficado preso em elevações de trilhos.
A presença de trilhos na Avenida John Sanford, no Bairro Junco, na cidade de Sobral, região norte do Ceará, preocupa moradores. Segundo eles, desde que os trilho foram instalados, os acidentes com motociclistas e ciclistas são constantes. “Eu já fico em alerta. Qualquer barulho que a gente escuta a gente corre e, geralmente, é uma queda. Eu fico sem entender por que ainda não tomaram providências aqui nessa via?”, afirma o comerciante João Alberto Ribeiro.

Na manhã de segunda-feira (10), um professor foi atropelado e morto após um dos pneus da moto que pilotava prender no trilho, ocasionando a queda do professor. Na manhã desta terça-feira (11), mais um motociclista caiu ao tentar passar pela passagem do trilho. “Eu fui desviar do carro e caí da bicicleta”, disse a empregada doméstica Maria das Graças, que já se acidentou no local.

O trilho vai receber os vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e divide espaço com a parte asfaltada da Avenida John Sanford. Não há divisória entre as duas partes. Segundo os moradores, a parte elevada do trilho tem ocasionado quedas de motociclistas e ciclistas, acidentes. Ainda de acordo com eles, fluxo intenso de carros acaba agravando as ocorrências, pois muitos feridos acabam sendo atropelados.


- Enfermeiro colide com a cancela do metrô de Sobral (VLT) e morre!

SEGUNDA-FEIRA, DEZEMBRO 22, 2014

Morre enfermeiro da policlinica que colediu com a cancela do metrô (VLT) de Sobral.

Um acidente envolvendo a cancela do metrô de Sobral e um cidadão que transitava em uma motocicleta acabou resultando em morte. A vitima foi o enfermeiro Janielson Temoteo Souza Marciano, 35 anos, residia na rua Anahid Andrade, Centro de Sobral. Segundo informações da polícia a vítima transitava numa moto quando a cancela do metrô baixou e acabou atingindo a vitima, que sofreu uma forte pancada na região abdominal sendo socorrido para o hospital e não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito. O acidente ocorreu por volta das 07h30 da manha desta segunda na cancela do metro situada no Bairro Campo dos Velhos, em Sobral. A vítima era enfermeiro e atuava na policlínica de Sobral.


- METRÔ VLT DE SOBRAL ATROPELA JOVEM NA AV. JOHN SANFORD

QUINTA-FEIRA, OUTUBRO 06, 2016

Mais um acidente de trânsito envolvendo o "Metro VLT" de Sobral foi registrado na manhã desta quinta-feira (6) na Av. John Sanford, bairro Junco.

Informações dão conta que uma jovem estava caminhando pela ciclovia e não percebendo a aproximação do VLT, foi colhida, sofrendo lesões leves pelo corpo.


- MORADORES RECLAMAM DA DERRUBADA DE 74 ÁRVORES EM VIA FÉRREA DO CEARÁ

Árvores foram derrubadas para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos.

Das 74 árvores, 24 foram derrubadas de forma ilegal, segundo autarquia.


- Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Setenta e quatro árvores foram derrubas, 24 delas de forma ilegal, em Sobral, interior do Ceará, para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As árvores haviam sido plantadas por moradores da cidade, há cerca de oito anos, e causou revolta na população. "O mundo está fazendo uma campanha para o verde. Hoje é o contrário em Sobral. Estão destruindo as plantas, as árvores", reclama o aposentado Francisco Magalhães.

De acordo com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Sobral, a empresa responsável pelo VLT tinha autorização para derrubar 50 árvores que ficavam no local onde passará o trilho. Nenhuma das árvores pode ser salva, de acordo com a autarquia.

A superintendente da Autarquia de Meio Ambiente Mara Silva diz que a empresa terá de plantar novas árvores para substituir as derrubadas. "Para cada árvore derrubada vão ser plantadas mais duas. A empresa também vai ter que garantir a manutenção até que essas plantas se desenvolvam e garanta a sobrevivência", explica a superintendente Mara Silva.

NÃO VI AINDA NENHUMA ÁRVORE SER PLANTADA NO LOCAL (grifo nosso)

- Acidente de trânsito envolvendo o metrô de Sobral!

TERÇA-FEIRA, NOVEMBRO 25, 2014
Colisão entre um veículo e o VLT (veículo leve sobre trilhos), foi registrado na manhã de hoje (25) por volta dàs 09h, na Av. John Sanford.
Segundo informações repassadas, o VLT estava saindo da estação Junco com destino a estação Cohab III, quando um veículo que vinha trafegando no mesmo sentido ao fazer uma conversão à esquerda e colidiu com o VLT.

- SOBRAL-CE: METRÔ VLT PROVOCA MAIS UM ACIDENTE DE TRÂNSITO

SEXTA-FEIRA, SETEMBRO 30, 2016
Na manhã desta sexta-feira (30.09.16), por volta de 09 horas, foi registrado um acidente de trânsito na Avenida John Sanford, precisamente no cruzamento com a Rua Antonio Felix Ibiapina. Um veículo do tipo Hilux se envolveu no sinistro com o metrô VLT.

Fonte: Sobral 24 horas c/ Vc Repórter

16 comentários:

Pra quem tem seus carrões de luxo ou suas motos, ou mesmo carros populares e moto de pequeno porte, realmente é uma obra desnecessária!
Pra quem pode pagar 4 X 5,00 = 20,00 r$ por dia de mototaxi também não faz sentido, agora pra nós que não temos esses privilégios, nem mesmo de está empregados é uma benção.

As ponderações do leitor são pertinentes. Acredito que outros modais seriam mais adequados à realidade de Sobral. Um sistema de transporte público via ônibus traria melhor fluidez ao trânsito. Quanto à retirada indevida de árvores, realmente é um descalabro. Uma cidade como Sobral, incrustada no semi-árido nordestino não empreender esforços pra tornar o clima mais ameno é um tiro no pé. Lamento e olho com pesar pras ruas e avenidas de Sobral quando percebo a pouca cobertura vegetal. Além da pouca quantidade de árvores, na maior parte são espécies exóticas que pouco sombreiam e tem efeito tóxico pra insetos polinizadores(nim indiano versus abelhas). Ainda se recorde a péssima forma de poda promovida pela prefeitura, quando o que ocorre não é uma poda, mas uma destruição quase por completa da copa das poucas e inapropriadas árvores. As duas questões suscitadas pelo comentário acima são, em síntese, questões de urbanismo que merecem um olhar mais atento por parte do poder público. Não eximindo ainda a "falta de cultura" por parte da população de Sobral no que toca ao trânsito. Nunca vi nada tão estarrecedor quanto a barbeiragem dos condutores de motos e veículos dessa cidade. Há um desrespeito por completo dos sinais de trânsito e dos espaços de segurança entre os meios. Não à toa, ocorrem acidentes que muitas vezes são totalmente evitáveis. Alegar falta de fiscalização como fator exclusivo pra esse caos no trânsito é querer ignorar a falta de educação própria do povo de Sobral. Quanto ao VLT causar acidentes, é no mínimo querer inverter causa e consequencia... Como é possível os condutores de automóveis, motociclistas, bicicletas(e, pasmem, até pedestre!!!!) viverem colidindo com um modal que tem trajeto certo e delimitado, visível à distância??????????? Mais uma vez, demonstra a falta de cultura de espaço público por parte dos sobralenses. É querer culpar o muro pela batida de carro e não o condutor... Talvez se esse VLT fosse instalado numa cidade mais civilizada, as notícias fossem outras. Veja o exemplo das cidades portuguesas onde os bondinhos elétricos funcionam normalmente e a população convive e usufrui sem grandes tormentas. Torço pra que a população aprenda com o decorrer do tempo a conviver com o VLT da mesma forma que aprendeu a conviver com o trem que diariamente corta a cidade e raramente tem causado acidentes.

Todo mundo sabe que o vlt foi um acordo político. Continuem votando nos mesmos.

Acredito que não devemos pensar apenas nas nossas necessidades, mas no próximo. Se acontece acidente a culpa não é do VLT, pois a linha é uma só, acontece que no trânsito temos muitos mal educados, que ifrigem as leis. Portanto, você culpa a quem mesmo? Pessoas que não tem condições de se locomoverem pra lugares mais distantes, que não possuem transporte particular, necessita do VLT. Se você não precisa, que bom que você tem condições. Mas que a gente seja consciente e reconheça que um carro não bate no outro se não tiver alguém no volante. Sejamos mais humanos e educados!

Essa obra do VLT é maior farsa de Sobral. Não atende as necessidades da população de Sobral. Custou apenas R$ 80 milhões

A maioria dos que torce pra não dar certo são os mototaxi.
Pq eles sabem q, quando funcionar será difícil manter os preços das corridas como está hoje.

Se faz reclamam, se nao faz reclamam do mesmo jeito... Mas convenhamos, esse "elefante branco" deixou muita gente com o bolso cheio.

engraçado, as mesmas pessoas que reclamaram que o trilho quase adentrou suas casa, estavam agora com a foto do Ivo pregado na parede de suas casas, fazer o que, se o povo gosta.

Poucos usam a civlovia. Preferem disputar espaço com os veículos.

Poucos usam a civlovia. Preferem disputar espaço com os veículos.

AGORA VAMOS LÁ... SE VC CONSEGUE ENXERGAR UM POUCO A FRETE DE SEU NARIZ, VAI VER Q ESSA OBRA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA NOSSA CIDADE. TUDO BEM, AGORA ESTA ENFRENTANDO TODOS ESSES PROBLEMAS RELATADOS. MAIS NO FUTURO MUITO PRÓXIMO, TEREMOS QUE IMPLANTAR MAIS VIAS DO METRO PELOS BAIRROS DE SOBRAL, E HOJE, O Q ESTÁ IMPLANTADO JA SERVERIA COMO A ESPINHA DORSAL DESSE EQUIPAMENTO. JUSTAMENTE PARA ESSAS PESSOAS MAIS CARENTES. NINGUÉM CONSEGUE IMPLANTAR UM METRO "NUMA CIDADE GRANDE" COMO SOBRAL DA NOITE PRO DIA. AOS POUCOS, VAI CRESCENDO E SENDO, CONSEQUENTEMENTE, MAIS UTILIZADO. MAIS TB NÃO SOU DE ACORDO COM O MÉTODO UTILIZADO HOJE. NA JONH SANFORD PRINCIPALMENTE. PRECISAMOS DE MAIS MELHORIAS NO TRANSITO.

Sem falar que as estações são longe de tudo. Quem quiser ir ao centro da cidade tem que andar quilometros... Melhor ir logo de mototaxi ou à pé mesmo.

Dizem que ele não bate nem atropela ninguém pq enda somente nos trilhos, mas a questão é justamente essa, o percurso que o vlt faz é absurdo. Se ocorrem esses acidentes, inclusive com várias mortes, é sinal que não dá certo.

Numa cidade com o trânsito como o de Sobral, ao invés de tirarem a linha do trem de dentro da cidade, fizeram foi colocar o metrô e um monte de estações. Sem falar nas calçadas que alargaram estreitando as ruas e acabando com 50% dos estacionamentos, como se aqui fosse muito propício caminhar em pleno meio dia ou 1 da tarde kkk

As melhorias de trânsito mais da metade está refletida na educação dos condutores. Respeito às sinalizações, preferenciais e por aí vai. Porém aqui é cada um por si. Inserir ônibus tb não seria bom. As ruas de sobral algumas estreitas e vários ônibus rodando mais atrapalha q ajuda.

Não sou da cidade mas tenho conhecimento suficiente sobre mobilidade urbana e planejamento urbano. O transporte foi planejado não apenas a demanda atual, mas também à demanda futura que com o crescimento populacional e o da cidade haverá um crescente fluxo de pessoas que diariamente vão necessitar desse modal. Então antes de criticar esses tipos de obra tratem de pesquisar acerca de sua funcionalidade, pois daqui a alguns anos se não houvesse essa obra e o transporte pública tivesse um colapso devido ao inchaço urbano, surgiriam um monte de críticas sobre a mobilidade urbana e o transporte público

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More