SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sexta-feira, 3 de março de 2017

"Não há motivos para pânico", diz Funceme sobre alerta de chuva no Ceará

Para Funceme, chuvas devem ser dentro do normal para quadra chuvosa. Inpe alertou que sexta-feira deve ser de chuva forte, raios e vendaval.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou que, apesar de existir tendência de precipitações entre moderadas e intensas para esta sexta-feira (3), "não há motivos para pânico". O comunicado foi emitido após o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitir um alerta de que a precipitação do dia deve ser acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento e acumulados de precipitação pontuais.

Para a Funceme, entretanto, o alerta passa corretamente uma preocupação para as equipes de defesa civil. A expectativa, segundo órgãos nacionais de meteorologia, é de chuvas intensas em algumas regiões do Ceará, com possibilidade de rajadas fortes de vento, raios e trovões na madrugada e durante todo o dia dessa sexta-feira.

Os meteorologistas da Funceme esclarecem que as chuvas previstas deverão ocorrer como normalmente se observa durante a quadra chuvosa no Ceará, quando há nuvens mais desenvolvidas, consequência da atuação direta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Ainda conforme a Funceme, março é o mês de média pluviométrica mais elevada no Ceará. "Dessa forma, é comum serem observados eventos de chuva intensa, com rajadas fortes de vento, raios e trovões. Neste ano de 2017, algumas regiões cearenses já receberam precipitações intensas como as previstas para esta sexta-feira", disse.

Alerta
O alerta do Inpe tem validade para 124 cidades e localidades, inclusive Fortaleza. Conforme o instituto há risco considerável para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 120 horas no estado.

A Defesa Civil, após o boletim, orientou que em situações de alto risco de desastres, deve ser acionado do Plano de Contingência Municipal para a verificação in loco das áreas potencialmente atingidas, a solicitação de apoio dos órgãos locais correlatos, a preparação de abrigos temporários e das rotas de fuga e de outras medidas previstas e necessárias.

Com informações do portal G1 CE
Foto Atarde Uol

5 comentários:

Com todo o respeito ao INPE mas eles erram, o inpe disse em janeiro que FEVEREIRO E MARÇO IRIA SER SECO, erraram, são acadêmicos, são estudantes e são de são paulo, analisam ATSMs com o parcifico na fase quente e isso é um erro, o oceano atlântico favorece o norte do nordeste. Ele periodo chuvoso vai ser na média a funceme ta certa, embora eu tenha a intuição de que agora em março e abril vá ser chuva um pouco acima de mádia.

ESSAS NOTICIAS QUE PROPAGAM NA INTERNET, SOBRE TEMPORAL . TEMPESTADES...ISSO NAO ME APAVORA....DEIXA CHUVER É BOMMMMMMMMMMMMMMMMMMM..O POVO É QUE QUALQUER BESTEIRA É MOTIVO DE POLEMICA..OW ABUSO

INPE e FUNCEM mesmo que nada sou mais o seu DAVIZINHO lá do torto e.

INPE e FUNCEME mesmo que nada sou mais o seu DAVIZINHO lá do torto e.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More