SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

quinta-feira, 16 de março de 2017

Secretaria de Aviação Civil aprova projeto para aeroporto em Sobral

O projeto para construção do aeroporto em Sobral, no interior do Ceará, recebeu aprovação do secretário de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, de acordo com o assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Paulo Edson Ferreira. O projeto agora segue para a fase de definição dos detalhes de engenharia e investimentos necessários para a execução das obras.

Os recursos previstos para o novo equipamento incluem a construção de um terminal de passageiros de 3,5 mil metros quadrados, pátio de aeronaves de 21,3 metros quadrados, com 8 posições; pista de pouso e decolagem de 1,6 quilômetro por 30 metros e seção contra Incêndio.

As características habilitam o novo aeroporto regional a operar com aeronaves de porte comercial, como o Airbus A319 – que trabalha com capacidade para cerca de 120 passageiros.

Ainda durante o encontro, realizado em Brasília, foi firmado um convênio com o órgão no valor de R$ 30 milhões, que deverão ser utilizados na aquisição de equipamentos de segurança e proteção ao voo para os aeroportos de Aracati e de Jericoacoara.

Segundo a Secretaria de Aviação Civil, o aeródromo que já existe na cidade não será reformado ou ampliado porque o custo financeiros e social seria maior do que a construção de novo, já que implicaria em desapropriações de bairros no entorno do atual terminal. A previsão era que o projeto do novo aeroporto regional fosse licitado até o segundo semestre de 2016.

Ainda segundo a SAC, a região que vai receber o novo aeroporto fica próximo à CE-178 e passou por inspeções da secretaria. A área atende a critérios para receber o terminal, como distância até o centro urbano, vias de acesso, uso do solo no entorno, ruído compatível, direção dos ventos, proximidade de outros aeródromos, movimentação de terra, dimensões de área e possibilidade de expansão, dentre outros aspectos operacionais e geográficos.

Fonte: G1

5 comentários:

Será se sairá mesmo do papel, ou será outra obra só pra comerem o dinheiro?

Se fizerem mesmo, tomara que não seja só um elefante branco

A previsão é que o projeto do novo aeroporto regional seja licitado até o segundo semestre de 2016? Errou a data, ou é reportagem velha?

Se já tem um aeroporto em Cruz que é perto daqui, pq não focam em colocar linha de ônibus de lá pra cá, ao invés de fazer outra dessas obras MEGAFATURADAS?? É cada coisa, nego quer fazer aeroporto a cada esquina. Aeroporto de Aracati cadê que chega voos??

Parabéns! Boa Notícia! Mas acredito que há alguma informação de dados ou engenharia equivocados na fonte de divulgação da notícia. Aeroporto regional moderno e atual tem, entre outras benfeitorias, pista de 1.650 x 30m e resistência do piso asfáltico para 33 toneladas ou mais, com isso, o aeroporto está capacitado a receber turboélices de 70 a 90 passageiros. Para os jatos como o Airbus A319 usualmente configurados em 144 passageiros, é recomendado uma pista de 2.200 x 45m e resistência para 75 toneladas, devido também ao planejamento corriqueiro das empresas aéreas, ora utilizam o A319, ora utilizam o A320 de 174 passageiros. Para os jatos dessa capacidade o aeroporto deve estar homologado voo por instrumento GPS ou R-Nav no nome oficial. Saudações,
Aeroporto Regional = 1.650 x 30m + 33t
Aeroporto Jato = 2.200 x 45m + 75t + GPS

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More