RASTREADORES SEM MENSALIDADES - FALE COM KELTON: TIM (88) 9 9975.7272 / CLARO (88) 9 9299.9212

PROBANK IMÓVEIS - (88) 3611.3086

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Juiz de Macaé (RJ) suspende aumento de imposto sobre combustível no país

O juiz federal Ubiratan Cruz Rodrigues, de Macaé, no norte fluminense, suspendeu nesta quinta (3) o aumento de impostos sobre os combustíveis anunciado pelo governo no dia 20 de julho.

A decisão, de caráter liminar (provisório), foi dada em ação pública movida pelo advogado Décio Machado Borba Netto, que questiona o aumento por decreto e sem o prazo de 90 dias para início da vigência das novas alíquotas.

Os impostos foram aumentados no final de julho como a justificativa de que o governo precisava reforçar o caixa para evitar o descumprimento da meta fiscal.

Com a medida, o preço da gasolina teve na semana passada o maior aumento desde que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) começou a realizar pesquisas semanais nos postos brasileiros, em 2004.

Em seu despacho, o juiz Rodrigues, de Macaé, alega que o decreto 9.101/2017, que aumentou os impostos, "implica ofensa direta à anterioridade nonagesimal (que prevê prazo de 90 dias), frustrando todo o planejamento tributário dos contribuintes".

A medida já havia sido suspensa por liminar da Justiça Federal de Brasília no dia 25. O governo, porém, reverteu a decisão na segunda instância.

Procurada, a AGU (Advocacia Geral da União) ainda não respondeu se já foi notificada e se recorrerá da decisão.

Folha de São Paulo

2 comentários:

Não adianta de nada! Os postos de gasolina continua com os mesmos preços, inclusive a da minha cidade é o mais alto da região nort do estado, Morrinhos o litro custa R$ 4,30 .

Ary Barbosa, não sei o deslocamento que tu precisa fazer, mas no MEU caso como é só dentro de Sobral comprei uma bike pq não consigo mais pagar tanto imposto, não consigo mais encher as malas do Temer comprador de votos rsrs

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More