RASTREADORES DE MOTOS POR APENAS 10 X R$ 65,00 - FALE COM KELTON: (88) 9 9975.7272/(88) 9 9299.9212

sexta-feira, 15 de junho de 2018

SOBRAL ANTIGA - CIDAO

A CIDAO foi estruturada entre os anos 1914 e 1918 no bairro Cruz das Almas, hoje Bairro Derby e foi, junto com a Fábrica de Tecidos de Sobral, responsável por dinamizar a economia local e fortalecendo o papel regional de Sobral. A Demolição de sua estrutura histórica em 2009, proporcionou um novo uso do seu território, onde alie se instalou o Instituto Federal do Ceará. Viriato de Medeiros, cidadão Sobralense, com forte poder de articulação no cenário político nacional, foi o responsável direto na concretização do projeto da CIDAO, conseguiu junto ao Governo Federal, na época presidido por Venceslau Brás, um conjunto de benefícios que viabilizaram a instalação da indústria. A CIDAO inseriu Sobral na divisão espacial da produção oleaginosa, na qual a exportação para a Europa era realizada via porto de Camocim e mantinha através de Recife relações comerciais com outras cidades brasileiras. Em 1947 a crise de matéria prima, provocou a paralisação da CIDAO em Sobral, mas no ano seguinte passaria por um processo de modernização maquinária, aumentando sua capacidade produtiva, atingindo em 1950 a maior produção estadual de óleo de mamona e oiticica, sendo responsável por 50% da produção do estado. Após os momentos de auge, a produção interna foi sendo reduzida, devido ao cenário mundial de inovação tecnológica e organizacional, não acompanhado pela companhia, culminando no seu fechamento ocorrido na década de 90.

Via Joscel Vasconcelos

5 comentários:

E hoje sobral depente de unica industria que só serve alienar,atrofiar e alejar muita pessoas e tambem deu agora pra pegar fogo pra receber o seguro.

CIDAO ( Companhia Industrial de Algodão e Óleo ),doce lembrança.

TEMPOS QUE NUNCA MAIS VOLTA OU SOLDADE DA QUELES VELHOS TEMPO

MINHA QUE ESTA EM OUTRA DIMENSÃO FEZ PARTE DESRA HISTORIA.

É uma pena que "Sobral" hoje conte apenas com uma industria que escraviza e adoece seus funcionários e que tem um Sindicato que é claramente a favor da empresa e não dos funcionários.Tem mais, eles mesmos falam la dentro que toda vez que se falava em vir outra empresa grande aqui pra Sobral eles anunciavam outra unidade pra não vir outra empresa pra cá.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More