RASTREADORES SEM MENSALIDADES - FALE COM KELTON: TIM (88) 9 9975.7272 / CLARO (88) 9 9299.9212

SBC - MELHOR PLANO DE ASSISTÊNCIA FAMILIAR - (88) 3611.1481

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Espanhola vai elaborar projeto para dar destinação à área do Aeroporto de Sobral

O Governo do Estado já definiu a empresa responsável pela elaboração dos estudos sobre a destinação da área do atual Aeroporto de Sobral, que tem planos para ser desativado. Trata-se da espanhola Idom Consulting, Engineering & Architeture, que possui escritório em São Paulo. O resultado final da licitação foi publicado no último dia 23.

“A área remanescente possui um potencial a ser desenvolvido. O que a empresa irá fazer é diagnosticar quais as atividades que podem ser inseridas, como vão se relacionar com o entorno, desde que respeitem o Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo de Sobral”, detalha Carolina Rocha, coordenadora do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais (Vale do Acaraú e Vale do Jaguaribe) da Secretaria das Cidades. O prazo de execução do plano varia, aproximadamente, de seis a oito meses.

A expectativa é que o terreno do atual equipamento seja utilizado como contrapartida para um futuro negócio com a iniciativa privada, tendo como condicionante assumir as obras do novo aeroporto na região. O instrumento urbanístico que melhor se adequa à área, seja uma parceria público-privada (PPP) ou uma Operação Urbana Consorciada (OUP) ou outros, ainda será definido.

“A Prefeitura poderia, por exemplo, liberar o potencial construtivo da área remanescente mediante a construção do novo aeroporto. Mas isso ainda está sendo estudado”, afirma.

Lúcio Gomes, titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), reforça a necessidade do estudo. “Não podemos entregar a área para que seja feita qualquer coisa. Algumas regras precisam ser definidas, desde o percentual de área verde, a quantidade de pavimentos, a área patrimonial. As regras serão estabelecidas após esse trabalho”.

Além do Brasil, a espanhola Idom possui unidades nos Estados Unidos, Costa Rica, Índia, Marrocos, Portugal, Arábia Saudita, entre outros. Atua no mercado de consultoria, energia, telecomunicações, transportes e tratamento de água.

O novo aeroporto ficará localizado em uma área a sete quilômetros do perímetro urbano da cidade de Sobral. A limitação física é um dos fatores para a transferência.

“Ele (atual aeroporto) não tem condições de ser expandido. É limitado por uma lagoa de um lado, enquanto na outra margem tem o rio Acaraú”, detalha o secretário.

Em estudo conduzido em 2016 pelo Governo do Estado, os investimentos previstos para o equipamento incluíam construção de terminal de passageiros de 3,5 mil metros quadrados (m²); pátio de aeronaves de 21,3 mil m², com oito posições; pista de pouso e decolagem de 1.600m x 30m; e seção contra incêndio modelo padrão.

O novo aeroporto, de acordo com a característica, pode operar aeronaves da aviação comercial, como o Airbus A319, com capacidade para cerca de 120 passageiros.


TURISMO


MAIS SOBRE O TERMINAL


PRÉDIOS E COMÉRCIOS 

No atual local do Aeroporto de Sobral, a ideia é que se construam prédios, comércios e seja realizado um projeto de arborização da área.


LOCALIZAÇÃO

O equipamento atual está localizado no bairro Derby Clube, considerado um dos mais valorizados do município.

AVIAÇÃO REGIONAL

A partir de maio de 2018, o Aeroporto de Sobral deve receber voos regionais da parceria entre a TWO Taxi Aéreo e a Gol Linhas Aéreas. A aeronave será a Cessna Caravan, com capacidade média de 12 passageiros.

PROJEÇÃO

A projeção para o Aeroporto de Sobral é que, em 2037, a demanda de passageiros atinja 92,7 mil por ano. Em 2017, a quantidade de pessoas que passaram pelo equipamento atingiu 53,6 mil.

Fonte: O Povo

4 comentários:

Inflacionaram so um pouquinho o número de passageiros. Sobral lá tem tanta gente que ande de avião. Aqui so tem lido. Esse aeroporto vai beneficiar é os políticos e cantores que vem fazer shows e levar nosso dinheiro. BOTEM ESSA PAPA NA BOCA DE OUTRO!

E aonde vai ser construída o aeroporto seria bom saida de sobral sentido aprazível pq é uma área mais aberta e nao tem Construção nesse lado de sobral querem fazer na localidade da mutuca aonde existe mais 300 familias de bem isso é errado melhor se for sentido sobral quem vai por jaibaras nesse sentido tem um imenso expansão de terra pra fazer aeroporto

Boa notícia!!! Mas Sempre é bom lembrar nossas autoridades municipais e do governo do estado que para assegurar um contínuo crescimento do modal, aeroporto regional moderno e atual tem, entre outras obras de infraestrutura aeroportuária, pista MÍNIMA de 1.650 metros de comprimento por 45m de largura (1.650 x 45m) e resistência do piso da pista para 33 toneladas ou Superior para receber os TURBOÉLICES, e voo por instrumento GPS. O GPS simplesmente é livre, grátis, sem ônus. O GPS assegura a normalidade de operações de pouso e decolagem com sol ou chuva, durante o dia ou à noite. O balizamento noturno é fácil e barato de instalar, sem requerer as especialidades exigidas pelo antigo equipamento 220V, porque hoje, é de LED e energia solar. Com essas características técnicas (1.650 x 45m) e de engenharia, o aeroporto estará capacitado a receber turboélices de até 90 passageiros.
Pista de 1.600 x 30m como a proposta é altamente restrita para os jatos Airbus A319 ou Boeing B737-700. Os jatos necessitam de 2.200 x 45m e resistência do piso para 80 toneladas para operar SEM NENHUMA RESTRIÇÃO. Não podemos construir aeroportos para o hoje. O hoje, já é passado! Saudações,
Aeroporto Regional = 1.650 x 45m + 33t + LED Solar + GPS
Aeroporto para Jato = 2.200 x 45m + 80t + LED Solar + GPS

VC QUE SE ENGANA, MEU CARO. TEM SIM PESSOAS QUE VOAM DE AVIÃO SIM. AO INVÉS DE ANDAR, COMO VC MENCIONOU

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More