RASTREADORES SEM MENSALIDADES - FALE COM KELTON: TIM (88) 9 9975.7272 / CLARO (88) 9 9299.9212

SBC - MELHOR PLANO DE ASSISTÊNCIA FAMILIAR - (88) 3611.1481

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Motorista reclama que foi multado por "olhar para o lado" em cruzamento de Fortaleza

Rhannaldy Benício, de 24 anos, foi multado em cruzamento do Bairro Edson Queiroz, e reclama do motivo apontado por agentes.
Alguma coisa aconteceu no cruzamento entre as ruas Edilson Brasil com Núbia Barroca, em Fortaleza. O piauiense Rhannaldy Benício, de 24 anos, foi multado por olhar para o lado. Pelo menos é o que está escrito na justificativa da multa enviada pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) 15 dias depois. A imagem do documento compartilhado nas redes sociais gerou muita discussão.

O agrônomo conta que, em dezembro, foi multado por fazer um retorno proibido no mesmo local. No entanto, explica que desconhecia a sinalização. Ele faz o trajeto entre a Sapiranga, bairro onde mora, para o Edson Queiroz para visitar clientes pelo menos duas vezes por semana.

“Nesse mesmo cruzamento, tomei uma multa de retorno proibido. Fui fazer retorno, o guarda estava lá, vi o guarda, mas não sabia que era proibido porque não tinha visto a placa. Fui multado. Desde então, ando esperto pois me avisaram que o carro da AMC sempre está ali. Aí, uns oito dias depois, fui passar. Eu estava todo certinho, com o cinto, com o calçado adequado, só que eles estavam escondidos atrás do muro. Aí passei, quando olhei pra trás para saber se estavam lá, foi aí que me multaram. Porque olhei para trás pra saber se a viatura estava lá. Aí, dias depois, chegou a multa porque olhei pro lado”, explicou Rhannaldy.

A infração foi enquadrada em “Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”, com “olhando para os lados, condutor em trânsito”, como observação. A infração teria sido cometida às 14h49, de acordo com a notificação recebida. A multa a ser paga é de R$ 234,78, além de três pontos a menos na carteira.

Radicado no Ceará há três anos, Rhannaldy ainda não pode ir à AMC reclamar, pois a semana foi de agenda cheia. Colação de grau, noivado e o trabalho com artesanato. No entanto, pretende fazer isso ainda nesta semana. Ele tem 30 dias para recorrer.

Resposta da AMC

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) informou em nota que, se o condutor for flagrado “dirigindo e olhando para os lados curiosamente, com desatenção às condições e segurança do trânsito” está incurso com infração de trânsito, falta prevista no Art. Nº 169 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com a referida legislação, dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança é uma infração de natureza leve. “Mesmo com previsão no CTB, esse é um tipo de infração que corresponde a menos de 1% do total de multas aplicadas pelo órgão. Portanto, a notificação só é feita quando realmente a postura do condutor está comprometendo a segurança, contribuindo para eventual ocorrência de um acidente”, afirma a AMC em nota.

A AMC garantiu que está apurando o caso para verificar as circunstâncias da referida autuação. “Como toda multa é passível de recurso, o condutor pode recorrer alegando suas justificativas em uma das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARI). O processo é simples e pode ser feito através do aplicativo AMC Móvel ou em uma das centrais de atendimento”.

(Tribuna do Ceará)

12 comentários:

EU NÃO SABIA SE OLHAR PARA O LADO ESTARIA GERANDO INFRAÇÃO,
DESDE ENTÃO NAS AULAS DE LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS SAO EXIGIDOS ATENÇÃO DOS AMBOS LADOS...
AGORA VEM O ARTIGO QUE PUNE O CONDUTOR QUE VENHA OLHAR DE LADO...
AGORA FIQQQQUEI NA DUVIDA.....

JA VI QUE O CIDADÃO ESTA FERRADO MESMO.

Aqui em Sobral a ordem é multar seja lá por que for, se tiver placas já tem grande probabilidade de ser multado. Os guardas nem chegam mais perto do carro para saber se a pessoa está parando apenas para o desembarque de passageiros, de longe já pegam o celular e multam, quem quiser que tente um milagre ao recorrer da multa.

Tá certo que tem gente sem noção que estaciona em fila dupla, deixa o carro e sai, mas em frente ao Colégio Luciano, não se pode mais nem parar para embarque ou desembarque pq os guardas de longe multam se virem o carro parando, nem sabem se a pessoa vai parar ou só pegar alguém, o negócio dos Ferreira Goes é arrecadar dinheiro.

Acho que a família já está tentando juntar dinheiro para pagar a multa ambiental do Cid... Coitado dos bolsos dos sobralenses...

Eu estava todo certinho, com o cinto, com o calçado adequado, só que eles estavam escondidos atrás do muro!!!!!!!!!!!!! ele tava de moto ou de carro?? na multa fala de honda GG 125 fan ks! nunca vir moto ter cinto essa e a primeira.

"Eu estava todo certinho, com o cinto, com o calçado adequado, só que eles estavam escondidos atrás do muro"

Desconheço moto com cinto de segurança.

e eu achando que o negócio tava ruim em sobral....

Multar próximo aos colégios Luciano feijao e Farias Brito é muito fácil. Deveriam está em outros locais onde os motoristas fazem cada coisa que até Deus dúvida. Multar naquele local é como chutar cachorro morto.

Aqui é assim...eu fui multado em uma rua que nem existe aqui uma tau de Cleto Ferreira Gomes... isso mesmo Cleto Ferreira Gomes se fosse Cleto Ferreira da ponte aí sim existe aqui mas essa em meu carro passou não existe em Sobral e se não existe como eu posso ter passado por essa rua???? alguém pode me explicar tenho a notificação da multa como também a própria multa até já paguei antes de vencer pq se eles inventaram uma rua que não existe imaginem o que mais podem fazer????

Pior é aqui em Sobral, que agora pra ser multado basta ter placa kkk

Os Guardas Municipais de Sobral deveriam pensar um pouco na população e não agir com essa covardia de multar todos à distância, antes eles chegavam perto do carro, mandavam sair, mas agora parecem cachorrinhos obedecendo aos ferreira Gomes, que querem apurar dinheiro às custas do povo... Guardas, lembrem que vcs sempre foram perseguidos e humilhados pelos FGs, nem os vigias da casa deles na Meruoca eram bem tratados, olhem pela população...

Ele tinha que tomar uma multa só por esse nome dele. O nome é tão feio que parece uma infração gravíssima...

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More