RASTREADORES DE MOTOS POR APENAS 10 X R$ 65,00 - FALE COM KELTON: (88) 9 9975.7272/(88) 9 9299.9212

MAURÍCIO VASCONCELOS - CORRETOR DE IMÓVEIS (88) 99208.8406

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS DO UNINTA SERÁ INAUGURADO HOJE (24)

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Estudantes do UNINTA participam de aula sobre Arquitetura Colonial e Barroca em Viçosa do Ceará

Os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA), participaram de aula de campo na Igreja Matriz da cidade de Viçosa – CE. A atividade foi ministrada pelo Prof. Me. Herbert Rocha, baseada na obra do arquiteto José Liberal de Castro, “Igreja Matriz de Viçosa do Ceará: arquitetura e pintura de forro” (2011).

Durante a visita, trabalhou-se com os estudantes aspectos da morfologia urbana que remontam ao tempo da missão da jesuítica da Ibiapaba iniciada no século XVII. Cada aluno subia ao púlpito para a leitura referenciada a cada um dos doze painéis do forro do altar mor.

De acordo com o Prof. Me. Herbert Rocha, “o autor busca referências morfológicas do singelo templo viçosense nas principais obras inacianas: a igreja de Il Gesú em Roma, São Roque em Lisboa e NS das Graças em Olinda. Ao tratar dos interiores da arquitetura setecentista, Liberal desvendou o significado das pinturas do forro do altar mor, através da obra do italiano Cesare Ripa”, declarou.

Ainda segundo o professor, o forro conta com 12 painéis que retratam as 7 virtudes (três teologais e quatro cardeais) e os 5 sentidos humanos. O elo entre estes temas sensoriais e aqueles morais era a virtude da Temperança, que freia os Sentidos.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More