SIGA-NOS NO INSTAGRAM

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Mais de 1,9 mil neurocirurgias são realizadas em cinco anos no Hospital Regional Norte

Sentindo fortes dores na coluna que prejudicavam seriamente sua mobilidade, Isaura Alves Cavalcante, 57, de Ibiapina, a 76 km de Sobral, foi inicialmente buscar tratamento em Fortaleza. Em um hospital de referência da capital, soube que o caso dela, hérnia de disco, poderia ser tratado pelo Serviço de Neurocirurgia do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, da rede pública do Governo do Ceará.

“Eu sentia muita dor e muita dificuldade de andar”, lembra. Há três anos, ela passou pela primeira cirurgia e teve uma melhora considerável na qualidade de vida. Recentemente, após novas crises, Isaura descobriu mais uma inflamação em um disco vertebral e precisará de uma nova cirurgia. “A equipe é ótima aqui. Sou muito bem atendida. Estou esperando ficar sem dor”, conta.

Quando o serviço de neurocirurgia completou cinco anos de implantação, foram operados 1.932 pacientes, uma média de 300 pessoas por ano. Dentre as cirurgias, 50% foram relacionadas a problemas cerebrais, com mais de 100 cirurgias de aneurisma cerebral realizadas. Outros 40% foram por problemas de coluna e 10% outros como nervos superficiais.

O Hospital Regional Norte é referência na realização de procedimentos neurocirúrgicos complexos eletivos e de urgência em três áreas: cirurgias do crânio e do cérebro, da coluna vertebral e medula espinhal e dos nervos periféricos. São procedimentos complexos, cujos riscos de sequela são altos. No entanto, as taxas de complicações no HRN são baixíssimas: 0,7% mortalidade (óbito), 1% infecção cirúrgica e 1,9% outras complicações.

“Isso é possível graças à formação e experiência dos neurocirurgiões, a excelência da estrutura do HRN, que conta com equipamentos de ponta, a organização e competência dos serviços e profissionais que cuidam dos pacientes no perioperatório, incluindo anestesistas, médicos intensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, técnicos de enfermagem”, explica o neurocirurgião Keven Ponte.

Especialidade

A área de cirurgias crânio-cerebrais do HRN contempla as microcirurgias para tumores complexos do encéfalo, abrangendo tumores da base do crânio, da linha média e da fossa posterior; cirurgias endoscópicas da região hipofisária; microcirurgias de aneurismas e malformações arteriovenosas.

Já as cirurgias vertebro-medulares tratam tumores da coluna e da medula espinhal, malformações vertebrais e doenças degenerativas da coluna, inclusive através de artrodeses vertebrais complexas. As cirurgias de nervos periféricos são utilizadas no tratamento de tumores e compressões nervosas.

A capacidade técnica da Neurocirurgia do HRN contempla microscópios de última geração, neuronavegador completo, neuroendoscópio, aspirador ultrassônico, mesa cirúrgica específica, arcos cirúrgicos, motores de craniotomia e instrumental modernos.

Atendimentos

A estrutura de assistência do Hospital Regional Norte é ampla, com atendimento 24 horas em urgência e emergência em diferentes especialidades, entre elas: cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia torácica, clínica médica, endoscopia alta e baixa, neurocirurgia, otorrinolaringologia, neonatologia, pediatria e obstetrícia. Referência única para urgências e emergências pediátricas e referência para urgências e emergências clínicas e cirúrgicas adulta.

Hospital de alta complexidade, o HRN é referência para 55 municípios da zona norte do Estado do Ceará. Neste ano, até o mês de novembro, o Hospital Regional Norte realizou 638.134 atendimentos de emergência, consultas especializadas, internações, cirurgias e exames laboratoriais e de imagem. Desse total, foram 8.197 cirurgias.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More