SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

domingo, 31 de julho de 2016

Você precisa reparar nesse detalhe antes de comprar água mineral

Sempre que precisamos beber água fora da nossa casa, escolhemos a famosa garrafinha de água, acreditando que ela pode ser a opção mais limpa e saudável. Mas será que estamos totalmente salvos de qualquer doença quando escolhemos uma dessa garrafinhas?
Como sempre, tudo depende. Existem garrafinhas que não tem uma boa procedência, onde a água pode não ser totalmente limpa, mas não é sobre a qualidade água que vamos falar nessa matéria, e sim do material dessas garrafinhas.

Embaixo de toda garrafa, existe um símbolo que mostra qual é o tipo de plástico da garrafinha e dependendo do tipo da garrafinha, ela pode causar algum mal para o nosso corpo. A imagem abaixo mostra todos os tipos e vamos explicar cada um deles.

Mas não acredite que é só com as garrafinhas que você deve se preocupar, todas as coisas que você consome e que tem plásticos devem ser observadas.

1. PETE
PETE ou PET é uma das mais usadas para garrafinhas de água e refrigerante. O grande problema é que ele é feito para ser utilizado apenas uma vez, já que ele é de difícil limpeza e utilizar ele várias e várias vezes pode facilitar no surgimento de bactérias no plástico. Além disso, essas garrafas podem liberar materiais tóxicos que podem desequilibrar os nossos hormônios.

2. HDPE
Esse é o plástico mais seguro e os especialistas recomendam que essa seja as garrafinhas para escolher na hora da compra. Elas geralmente são mais duras do que as geralmente utilizadas e também são utilizadas em brinquedos, detergente, entre outros.

3. PVC ou 3V 
Um plástico macio e flexível que é utilizado em frascos de óleo de cozinha, mordedores e brinquedos para crianças. Em alguns casos elas podem liberar substâncias que afetam nosso sistema hormonal.

4. LDPE
Apesar de não liberar qualquer substância química na água, ele não pode ser utilizado para fazer garrafinhas de água. Ao ingerir produtos com ele, você corre o risco de consumir substâncias altamente perigosas para o corpo humano. Cuidado com ele.

5. PP
Esse é utilizado principalmente em embalagens de iogurte e xaropes. Ele pode ter uma cor branca ou pode ser quase transparente e pode muito bem ter resistência ao calor. Por ter uma resistência ao calor, ele tem uma barreira contra umidade e produtos químicos.

6. PS
O poliestireno não pode ser aquecido, já que quando aquecido, pode liberar substâncias cancerígenas. Ele pode ser utilizado para fazer caixas de ovos, taças e talheres descartáveis.

7. PC ou PLÁSTICO NÃO MARCADO
Esse é bem perigoso. Geralmente é utilizado em garrafinhas esportivas ou recipientes para guardar alimentos. Ele não pode ser reciclado. Lembrando que ele precisa de condições especificas para realmente fazer mal.

E aí, o que achou? Vai tomar mais cuidado na hora de escolher a garrafinha de água? Comenta aí.

Fonte: Fatos desconhecidos

1 comentários:

Cara eu bebi um garrafinha de água no aniversário de Sobral, quase me cagai todinho...Deu uma tal de Fininha(Diarreia)...Ela tem esse nome porque ninguém consegue segurar a desgraçada(É muito fina,e passa pelo caneco)e só pra chatear, depois que você se caga todinho é que vem aviso(Peido)...Nunca mais eu me esqueço do aniversário de Sobral!!!!

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More