Nesta quinta-feira, 14, o Prefeito Veveu, ao lado da Secretária da Seagri, Luiza Barreto, acompanhou a colheita da primeira parte da produção de melancias deste ano, cultivadas no Centro de Treinamento em Tecnologias Agropecuárias e Recursos Hídricos (Escola Agrícola) pelos agricultores familiares do Perímetro Irrigado Ayres de Sousa.
Cinco famílias residentes na localidade conhecida como Serrote da Piaba são responsáveis pela produção da fruta, que chegou a 30 toneladas no ano passado e deve ter essa quantidade aumentada para 40 toneladas, de acordo com a expectativa dos produtores, que iniciaram o plantio no mês de junho e devem seguir com a produção até fevereiro de 2014.
A melancia chega a pesar em média 12kg, e ocupa 1 hectare de terra irrigada, com 3.300 pés plantados. A fruta tem sua compra garantida por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal, que em parceria com a Prefeitura de Sobral, mantém o agricultor na roça garantindo o sustento das famílias com a compra direta. Toda a produção vai parar nas mesas de escolas municipais, hospitais, do Restaurante Popular e outras instituições sociais. Nesse processo, a Seagri garante a área do plantio, material de irrigação, equipamentos, acompanhamento técnico, além do transporte da produção, cabendo ao agricultor familiar, o cultivo.
Para o Prefeito Veveu, “o importante é esse atendimento efetivo ao homem do campo, ao pequeno agricultor, para que ele se sinta cada vez mais valorizado no que ele sabe fazer melhor. As parcerias ajudam a manter as áreas cultiváveis mais atraentes ao agricultor familiar, que tem apoio em todas as etapas do cultivo, não só da melancia, mas de outras frutas, legumes, da galinha caipira e de uma série de outros projetos de sucesso no nosso Município”.
A colheita da melancia contou com a presença do Vice-Prefeito, Carlos Hilton Soares, do Chefe de Gabinete, Luciano Arruda, e de secretários municipais.
Fonte: Sobral
0 comentários:
Postar um comentário
Comente esta matéria