SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Morre aos 87 anos Stanislav Shushkevich, ex-líder da Bielorrússia que comunicou o fim da URSS a Gorbachev

MINSK — Foi confirmada nesta quarta-feira a morte de Stanislav Shushkevich, aos 87 anos. O ex-líder da Bielorrússia ficou conhecido por ser um dos homens que comunicou a Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, que o regime havia colapsado, em 1991.

"A URSS como realidade geopolítica e como sujeito de direito internacional deixou de existir", dizia o comunicado conjunto assinado com presidente russo Boris Yeltsin e o ucraniano Leonid Kravchuk, anunciando a formação de uma nova Comunidade de Estados Independentes.

Shushkevich governou a Bielorrússia até 1994, quando perdeu a eleição presidencial para Alexander Lukashenko e não teve sucesso em várias campanhas posteriores contra o rival político que continua no poder até hoje.

Conforme a Reuters, Shushkevich permaneceu um crítico severo do então presidente e apoiou protestos em massa contra ele após a eleição de 2020. As referências a Shushkevich foram até removidas dos livros de história do país em 2021, depois que o ex-líder do país se manifestou várias vezes contra a repressão de Lukashenko aos manifestantes.

Em entrevista à Reuters há dois anos, Shushkevich acertou a previsão de que Lukashenko se manteria no poder, apoiado por militares e por Moscou.

— Lukashenko serve o Kremlin porque, caso contrário, ele não seria capaz de aguentar. O Kremlin... o apoia. Em tais condições, é difícil para a oposição bielorrussa derrotada e torturada lutar com a Rússia — ressaltou.

(O Globo)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More