SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Enfermeiros protestam durante desfile em Brasília: “Barroso, a culpa é sua”

Enfermeiros protestaram na manhã desta quarta-feira (7) durante das comemorações pelo bicentenário do Dia da Independência. Diante do Museu da República, monumento no início da Esplanada dos Ministérios, o grupo estendeu faixas e, em marcha, segurou caixões e iniciou uma manifestação em direção ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“Enfermagem, na rua, Barroso a culpa é sua”, gritavam em palavras de ordem. O manifesto ocorre após o ministro do STF Luís Roberto Barroso ter suspendido o piso salarial da categoria, que havia sido aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a lei, o piso salarial dos enfermeiros passaria a 4.750 reais, o de técnicos de enfermagem a 70% deste valor e o de auxiliares de enfermagem e parteiras, a 50% do patamar. Em sua decisão, Barroso reconheceu a importância do grupo de profissionais de saúde, mas apontou riscos à prestação do serviço, já que hospitais filantrópicos poderiam fechar as portas por falta de dinheiro para pagar o reajuste dos enfermeiros.

O magistrado concedeu prazo de 60 dias para que entes públicos e privados saúde esclareçam o impacto financeiro do piso. O plenário virtual do Supremo, ambiente no qual os juízes depositam seus votos em um sistema eletrônico, começará a julgar a decisão de Barroso nesta sexta-feira, 9.

(CM7)

1 comentários:

STF serve pra que mesmo?????

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More