SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Policiais dizem que abandonaram mochila logo após assalto na Tijuca

PMs confessaram que levaram a bolsa, mas voltaram a afirmar que nela só havia papel


RIO — Os dois PMs que confessaram ter pego a mochila que sumiu após o assalto ao Restaurante Brasa Gourmet, na Tijuca, no mês passado, afirmaram nesta quarta-feira que deixaram a bolsa em uma árvore, próximo a uma casa por onde os criminosos teriam fugido após a ação. Em depoimento, o subtenente Ronaldo César Neves e o terceiro sargento Fábio Silva Lopes, lotados no 4º BPM (São Cristóvão), voltaram a dizer que na bolsa não havia dinheiro. Ele confessaram ter pego a mochila, mas alegaram que nela só havia papel.

Investigadores da 18ª DP (Praça da Bandeira) estiveram nesta quarta-feira no local onde dois policiais teriam deixado a bolsa, que estava com um dos assaltantes mortos durante o assalto. Os PMs, que respondem a um Inquérito Policial Militar (IMP), disseram que uma testemunha teria presenciado o momento em que eles abandonaram a mochila. O delegado Orlando Zaccone vai intimá-la a prestar depoimento. O delegado ressaltou ainda que não foi preciso fazer uma acareação entre os dois policiais, já que não houve contradição no depoimento deles.

— Os acusados foram ouvidos na presença de advogados. Em nenhum momento foi preciso fazer acareação. Eles confirmaram novamente o depoimento que já haviam prestado na Auditoria Militar — disse o delegado.

A PM, no entanto, havia identificado algumas contradições nos depoimentos.

— As imagens do cinegrafista amador foram confrontadas com as imagens do circuito interno do restaurante e verificou-se que o dinheiro roubado foi colocado no interior da mochila. Mas eles reafirmam que nela havia apenas papéis sem valor — explicou o relações-públicas da PM, coronel Frederico Caldas.

Se ficar comprovado a culpa dos policiais no sumiço do dinheiro, eles podem ser expulsos da PM em 15 dias. A Polícia Civil investiga o paradeiro do dinheiro, já que a mochila onde estaria o que foi roubado desapareceu.

— Estamos com essa hipótese muito forte, da participação dos policiais na subtração, mas temos que pensar também na possibilidade desse dinheiro estar em outro lugar e a Polícia Civil é responsável por localizá-lo — explicou Zaccone.

Nesta quinta-feira, o delegado pretende ouvir o cabo e o soldado que participaram do cerco aos assaltantes, mas não têm envolvimento no sumiço da bolsa.

O assalto ao Restaurante Brasa Gourmet aconteceu na manhã do dia 13 de agosto. Funcionários do estabelecimento contaram que a tentativa de assalto ocorreu por volta de 10h30m, quando um grupo de pessoas, bem vestidas, entrou no restaurante perguntando se já havia almoço. Logo depois, eles anunciaram o assalto e trancaram mais de 20 funcionários na cozinha. A polícia chegou em seguida, e assim teve início o tiroteio. A ação foi comandada por Ivone Fernandes Mendonça, que entrou no restaurante com mais cinco criminosos. A mulher e dois ladrões morreram e os outros três conseguiram fugir. A PM apreendeu quatro armas e uma bolsa. No último dia 15, a Polícia Civil apresentou dois suspeitos de participação no assalto: Gilberto Nascimento Silva e Eduardo Lima Franco. Os dois foram presos durante o enterro de Ivone, que seria namorada do primeiro. O casal também é suspeito de ter participado de um assalto a uma agência do Jockey Clube, no Centro do Rio, em julho do ano passado.

Policial que pegou mochila está afastado por motivo de saúde

Afastado do trabalho nas ruas, o subtenente Ronaldo César Neves está em licença médica de 45 dias para tratamento de saúde. A perícia concedeu atestado para o subtenente até o dia 13 de outubro, quando ele passará por nova avaliação. Os médicos constataram nos exames a “incapacidade temporária do policial em exercer a profissão”. O tratamento não interfere no andamento da investigação criminal. O sargento Fábio Lopes faz serviço burocrático no 4º BPM.



Fonte: oglobo.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More