Seis pessoas foram presas nesta quarta-feira (20), em uma operação contra a união de facções criminosas no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza. A operação, denominada “Vera Pax”, foi realizada pelo Ministério Público do Ceará e pela Polícia Civil.
Foram presos: Felipe Pereira Silva, Daniel Júnior dos Santos da Silva, Algirlânia dos Santos Nogueira, Wanderson de Abreu Rocha, Inácia Gabrielle Martins Soares, Carmélia dos Santos Silva, Carlos dos Santos Silva, Tiago André da Lima Costa, Wellington Menezes e Charliene Silva dos Santos. Os seis tiveram prisão preventiva decretada.
Dez mandados foram abertos. Segundo o MPCE, as buscas continuam até que os quatro que ainda não foram encontrados, sejam capturados. Os mandados de prisão são preventivos. A organização criminosa investigada atuava dentro e fora dos presídios cearenses na prática dos crimes de tráfico de drogas, roubo de veículos e homicídios para a consolidação de território em diversas comunidades abrangidas pelo bairro Vicente Pinzón.
Segundo os promotores Felipe Diogo, Manoel Epaminondas e Eloilson Landim, que trabalham na operação, o grupo trabalhava com um falso pacto de paz nas comunidades, inclusive organizando marchas e o único objetivo era consolidar os negócios de roubo e tráfico de drogas.
De acordo com o MPCE, o nome “Vera Pax” é uma alusão à verdadeira paz nas comunidades, o que acontecerá após a prisão dos dez investigados.
O bairro foi escolhido por ser o primeiro de Fortaleza a abrigar a Unidade Integrada de Segurança (Uniseg). A unidade é uma das diversas ações previstas no Pacto por um Ceará Pacífico, do Governo do Estado.
Com informações do Cnews
1 comentários:
Eu pesquisei, e vera pax, que é o nome dessa operaçao. Significa PAZ VERDADEIRA. Acho que por causa do pacto que as facções criminosas fizeram em fortaleza que diminuiram o numero de homicidios em fortaleza.
Postar um comentário
Comente esta matéria