A Justiça Federal, segundo o processo Nº 0807131-05.2016.4.05.8100, aceitou denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-governador do Ceará, Cid Gomes (PDT), seu ex-assessor Ricardo Sérgio Farias Nogueira, conhecido como "Cunhado", a empresa Corte Oito Gestão e Empreendimento Ltda e outras seis pessoas por improbidade administrativa. Os réus são acusados de envolvimento em irregularidade na concessão de empréstimo pelo Banco do Nordeste (BNB) à Corte Oito em 2014, quando Cid ainda estava à frente do Palácio da Abolição, em agosto de 2014. Agora, se Cid for condenado, poderá cumprir pena na cadeia.
A Corte Oito Gestão e Empreendimento Ltda é de propriedade de Cid Gomes (95%) e Ricardo Sérgio Farias Nogueira (5%). Após negociações com o empresário Walter Farias, do Grupo Petropolis, Cid decidiu construir um galpão em Sobral para alugar para a cervejaria Itaipava. Para viabilizar o empreendimento, recebeu um empréstimo de R$ 1,3 milhão para a obra, mesmo sem ter oferecido garantias ao BNB e tendo, segundo constatou a Justiça Federal, fraudado prazos e tido outras vantagens devido ao seu cargo de governador do Ceará.
Entre os pontos que chamaram a atenção dos investigadores do MPF, estão a velocidade para aprovação do empréstimo, mesmo a empresa nunca ter apresentado nenhum tipo de faturamento em tempo anterior e nem os balanços exigidos para essa verba; os juros aplicados sobre a transação foram de apenas 6,8% ano, muito baixo no mercado financeiro; e o banco ainda cedeu ao ex-governador o longo prazo de 18 meses para amortização da dívida. A análise de todos esses aspectos comprovou que o ex-governador cearense foi amplamente beneficiado pelo BNB.
Segundo o inquérito, instaurado com relatório da Controladoria Geral da União (CGU), o empréstimo foi concedido desrespeitando as regras para operações financeiras com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Além disso, também foram constatadas falhas no controle interno do BNB e superdimensionamento do faturamento da empresa na avaliação de crédito.
O processo vai tramitar na 10ª Vara da Justiça Federal no Ceará. O juiz federal Alcides Saldanha Lima decidiu, na análise do recebimento da ação, de autoria do procurador da República Oscar Costa Filho, que os acusados responderão por atos tipificados na Lei de Improbidade Administrativa, como lesão ao erário e violação dos princípios da administração pública.
A União também será incluída, por decisão judicial, juntamento com o MPF, como parte autora da ação. Além de Cid, Ricardo e a empresa Corte Oito, figuram entre os réus cinco funcionários do banco - Acy Milhomem de Vasconcelos, Micael Gomes Rodrigues, José Welington Tomas, André Bernard Pontes Lima e Richardson Nunes de Meneses – e o então superintendente João Robério Pereira de Messias. (Colaborou Maurício Moreira)
Via Cearanews7
15 comentários:
Eitá! já fisgaram o primeiro. quem será o segundo? está parecendo uma historia recente, que aconteceu na cidade maravilhosa, do rio de janeiro. não sobrou nimguem? foi todo mundo em cana.
É ferrari, lanchas, jatos, ou esqueda? prá gostar de luxo. e às custas do contribuinte, porque trabalhar mesmo, eles tem pavor.
e ai CIRÂO! quem são os verdadeiros fascistas deste pais? É o dr. DALANHOL. o todo poderoso da lava jato. ou vocês que posam de bons moços. tenho vergonha de ter no meu estado, gente como vocês, que ficam nos enganando todos os dias.
Pode chorar.esse ai nao vai pteso eh nunca
O FUMO COMECOU A ENTRAR.
Esta história vai longe têm prefeitura de Sobral, governo etc? eita irmãos...
E cadê o dinheiro dos Garis e das sanduicheiras superfaturadas?????
os 9 dedos, já se lançou à presidente, achando que candidato tem imunidade parlamentar. alêm de cachaceiro, e burro tambem...
Rapaz, essa foto foi escolhida a dedo, foi? kkkkk
Cadê a lancha da prefeitura, dinheiro dos garis e o dinheiro das sanduicheiras superfaturadas?????????????????????????
vejo uma coisa nos ferreiras, que parece que copiaram, dos 9 dedos. quando falam dos promotores e juiz da lava jato, eles metem o pau, falando que esses meninos não são DEUS. É! na realidade eles não são DEUS. más são autoridades tentando esclarecer ão povo brasileiro, O MAIOR ASSALTO DE COFRE PUBLICO DA HUMANIDADE. então se naõ devem nada, deixem de quererem desqualificar nossas autoridades. e se devem ? é só ficar atento, com à visita do JAPONÊZ da federal.
caramba ! meu amigo cid. fale logo prá essa gente, que tanto te cobra, onde está à lancha? que ficava parada no rio acaraú. cobra e com razão pelo fato de ser algo muito valioso. você duou para algum pescador do jaibaras.
perdeu! pleyboy. esqueceu que o estado do ceará, pertence tambem ão brasil. agora é esferia federal.
de agora endiante, vamos todos ficar encima de vocês, ou muda de comportamento, ou pessam prá sair. porque governar com esculhambação, o povo não vai mais consentir. não queremos muito, só que sejam honesto com vocês mesmo, respeitando o proximo. e respeitar o proximo, significa não nos fazer de trouxas...
tô lascado!!! e alêm do mais! nem sei como vai vir, essá tal de lava tudo.
Postar um comentário
Comente esta matéria