ATENÇÃO! NÃO PERCA SEU VEÍCULO PARA A BANDIDAGEM!

ADQUIRA JÁ O RASTREADOR E BLOQUEADOR EM TEMPO REAL: FALE COM O KELTON: (88) 99975.7272/99299.9212. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

BLOG SOBRAL 24 HORAS: + DE 204 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES!

quinta-feira, 5 de março de 2020

40 brincadeiras que só fazem sentido para quem cresceu nos anos 1980 e 90

Há quem diga que a infância antigamente era mais saudável, pois, na falta de smartphones e brinquedos eletrônicos, as crianças tinham que ser criativas para inventarem suas próprias brincadeiras. Todos se reuniam depois da aula para brincar até anoitecer. Quando se brincava na rua e algum carro passava, era uma tristeza ter que interromper o jogo. Os mais novos eram “café com leite”, ainda não tinham idade para participar de verdade. E, na hora do jantar, as mães saíam atrás dos que ainda não tinham voltado para a casa. Para relembrar os velhos tempos, a Bula reuniu 40 joguinhos e brincadeiras que eram adorados pelas crianças dos anos 1980 e 90. Muitos ainda são praticados em alguns locais do Brasil, mas como as novas gerações preferem os eletrônicos, estão ficando cada vez mais raros.

1 — Jogo do bafo

Jogo de aposta, na qual deve-se bater com a mão completamente aberta ou com a mão em forma de concha para virar o maior número de figurinhas.

2 — Taco ou Bete

O objetivo é derrubar com uma bola o alvo dos oponentes.

3 — Cabo de guerra

Duas equipes competem entre si em um teste de força puxando a corda.

4 — Queimada

O objetivo é acertar com a bola o maior número de jogadores do time adversário.

5 — Pular corda

(Duas pessoas giram a corda enquanto um ou mais participantes a pulam)

6 — Telefone sem fio

Um participante diz uma frase a outro participante. Esse deve repassar a frase conforme o que ouviu. O último participante diz o que entendeu em voz alta.

7 — Bobinho

O bobinho tem que tentar roubar a bola dos outros participantes.

8 — Gato mia

Quem está escondido deve miar para dar pistas do local onde está.

9 — Pular elástico

Dois jogadores seguram o elástico enquanto outro pula.

10 — Pique-esconde

(Uma pessoa conta até um determinado número, enquanto os outros participantes se escondem. Depois, quem estava contando vai atrás dos escondidos)

11 — Pique-pega

Um local é escolhido como o pique. Um dos jogadores deve correr atrás dos outros participantes, que não podem ser pegos se estiverem no pique.

12 — Adedonha ou Stop

Cria-se uma tabela em tópicos, cada coluna da tabela recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, cores etc., que devem ser respondidas em um determinado tempo.

13 — Salve Bandeira ou Bandeirinha

O objetivo é capturar a bandeira do time adversário.

14 — Cinco Marias

(Malabarismo com pedrinhas ou bolinhas de gude)

15 — Amarelinha

(O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão)

16 — Bolinha de gude ou bolita

(Com impulso do polegar, atira-se uma bolinha tentando atingir um alvo marcado previamente ou tomar as bolinhas dos adversários, acertando-as)

17 — Detetive, vítima e assassino

Há um assassino secreto que pisca para as pessoas de modo a eliminá-las. Você precisa identificar quem ele é antes que ele mate todo mundo.

18 — Cantigas de roda

Os participantes formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca das letras das músicas.

19 — Bexiga d’água

Jogar bexigas cheias de água uns nos outros.

20 — Coelhinho sai da toca

Dois jogadores dão as mãos e formam uma toca onde os participantes devem tentar entrar.

21 — Dança das cadeiras

Consiste numa roda de cadeiras em que o número de assentos deve ser sempre inferior em relação aos participantes, aquele que não conseguir sentar ao final da música, está fora.

22 — Pega varetas

Cada jogador deve tentar retirar quantas varetas puder sem que nenhuma das outras se mova.

23 — Seu mestre mandou

Um dos participantes é encarregado de ser o mestre. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou…”.

24 — Mímica

Os participantes escrevem temas em pedaços de papel e colocam em um pote. Um escolhido pega um dos papéis e terá que fazer mímicas relacionadas ao tema.

25 — Corrida de saco

Coloca-se pés dentro de um saco ou travesseiro e pulam com a intenção de chegar primeiro a um determinado lugar.

26 — Morto-vivo

Todos devem se abaixar quando o líder grita “Morto!” e levantar quando ele disser “Vivo!”. Quem erra a ordem, sai da brincadeira.

27 — Adoleta

Os participantes intercalam as mãos e cantam a música Adoleta. Quando a música acaba, o último a ter a mão batida, sai do jogo.

28 — Fui à feira…

(Um jogador diz: “Fui à feira comprar…” e o próximo deve repetir a frase e acrescentar um novo produto)

29 — A palavra é…

Um participante diz uma palavra e os outros devem encontrar uma música com a palavra citada.

30 — Soltar pipa

Com uma linha, fazer malabarismos no céu.

31 — Jogo de damas

O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário.

32 — Cama de gato ou Brincadeira do barbante

Passar por entre os dedos um cordão ou barbante que tem suas pontas ligadas e que deve se desmanchar com um único lance.

33 — Jogar dominó

O objetivo é baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo.

34 — Pedra, papel e tesoura ou Jokenpô

Os jogadores devem simultaneamente esticar a mão, na qual cada um formou um símbolo. Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou.

35 — Elefante colorido

Alguém diz a cor do elefante e todos correm para tocar algum objeto da mesma cor.

35 — Passa anel

Um dos participantes é escolhido para passar o anel. Em um determinado momento ele escolhe um dos jogadores e deixa o anel cair nas mãos dele sem que o resto do grupo perceba.

36 — Cabra-cega

Um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros.

37 — Pé de lata

Amarra-se cordas ou barbantes em latas de alumínio. Depois, o desafio é se equilibrar sobre as latas, segurando as cordas.

38 — Montar cabana

Criar uma cabana feita a partir de lençóis, jornais ou folhas de coqueiro.

39 — Jogar pião

Brincadeira clássica e antiga, em que se puxa uma corda enrolada ao pião, colocando-o em rotação no solo.

40 – Girar e rebolar com bambolê.

(Revista Bula)

3 comentários:

Brincadeiras q so trazia paz.Sem violencia sem drogas so alegria.Nossos pais dormia um sono tranquilo embora a jantinha fosse um simples cafezinho com pao ou farinha.Tempos que nao voltam mais.

DE 40 BRINCADEIRAS BRINQUEI AS 40 HEHEHE, EU TIVE INFÂNCIA.

esqueceram do jogo com tampinhas de garrafa onde era apostado embalagens de cigarro com dinheiro

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More