SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

54 municípios cearenses estão em alerta “alto’ ou “altíssimo” para covid-19

A região do Cariri é a que tem o maior número de leitos ocupados com 19 municípios no nível “altíssimo”, incluindo Juazeiro do Norte e Barbalha.

A plataforma do IntegraSUS, aponta que entre os dias 24 de outubro e 6 de novembro, 54 municípios cearenses entraram em nível de alerta “alto” ou “altíssimo” de casos de covid-19, de acordo com o registro de leitos ocupados em unidades hospitalares do estado. Outros 61 municípios estão em alerta “baixo” e 69 em alerta “moderado”.

A região do Cariri é a que tem o maior número de leitos ocupados com 19 municípios no nível “altíssimo”, incluindo Juazeiro do Norte e Barbalha. Dos 61 leitos de UTIs ativos na região, 45,16% estão ocupados enquanto a taxa de ocupação das enfermarias é de 20%. Já Crato, segunda maior cidade da região, está em nível “moderado”.

Diante da situação, gestores da Secretaria da Saúde do Ceará – Sesa, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (9/11), com cerca de 100 pessoas entre prefeitos e secretários municipais de saúde no intuito de unificar esforços no combate à pandemia. O secretário da saúde do Estado, Marcos Gadelha, alertou os municípios com baixo índice de vacinação. “É necessário haver uma homogeneidade na cobertura vacinal. Temos que fazer um esforço para acelerar a aplicação de vacina naqueles municípios com menor cobertura. Só assim poderemos barrar o surgimento de novas variantes e de uma indesejada terceira onda da Pandemia”, disse o secretário.

Em Sobral o Hospital Regional Norte, de acordo com o IntegraSUS, todos os 10 leito de UTIs disponíveis estão ocupados. Já o Hospital de Campanha Dr. Francisco Alves, dos 40 leitos de UTIs disponíveis 9 estão ocupados. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde Sobral, os 9 pacientes internados no hospital de Campanha, todos são de cidades vizinhas.

O Informe epidemiológico da Prefeitura de Sobral, mostra que desde o início da pandemia Sobral teve 27.577 casos confirmados, 71.279 testes realizados e 739 óbitos. Ainda segundo o Informe local, do dia 4 de setembro até esta segunda-feira (8/11), apenas um óbito foi registrado neste período. Sobral passou 57 dias sem registro de morte pela doença, quando dia 1º de novembro voltou a ter baixa com a morte de um paciente.

Por Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More