ANUNCIE AQUI NO SOBRAL 24 HORAS E EM NOSSAS REDES SOCIAIS

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Duas a cada 100 casas em Sobral apresentam focos do mosquito da dengue

Com o encerramento do segundo ciclo de visitações a residências e logradouros, deste ano, no município de Sobral, que compreendeu os meses de março e abril, o índice de infestação predial ficou com uma média de 1,37%. Isso significa que foram encontrados focos em 1.540 residências.

De acordo com o gerente da Zoonoses, Rafael Lima, “foram encontrados 1.689 recipientes com a presença de larvas ou mesmo do mosquito Aedes aegypti, divididos entre essas residências. O dado é muito preocupante, pois evidencia que todos os bairros de Sobral estão em alerta para o aparecimento de casos de dengue, zika ou chikungunya em humanos”, explica.

Na sede, os piores índices se encontram nos bairros do Junco, Alto do Cristo, Expectativa, Juvêncio de Andrade, Renato Parente e Belchior. Já nos distritos, os que aparecem com maior número de focos são Aprazível, Taperuaba, Patos, Baracho, Jordão e São José do Torto.

Rafael explica que a unidade faz, diariamente, o monitoramento e acompanhamento de todas as notificações de suspeitas de casos que chegam ao sistema. “Também estamos realizando intervenções pontuais como a utilização do carro fumacê nas áreas mais críticas. É importante frisar que o carro fumacê surge em situações críticas, e ele já esteve em diversos bairros da sede e por todo o distrito de Aprazível”, ponta.

Dentre os dados levantados, outro ponto alarmante para o gerente é a quantidade de focos em imóveis residenciais. “Aproximadamente 80% dos focos que encontramos estão em vasilhas dentro das casas, na pia de louças, no vasilhame de água do pet, até mesmo em piscinas ou geláguas. Se houver um empenho da população em tirar de cinco a dez minutos por dia para cuidar da sua residência, com certeza essa presença do mosquito vai diminuir consideravelmente”, finaliza.

Por Marcelino Jr / Sistema Paraíso

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More