quinta-feira, 19 de maio de 2022

EUA detectam primeiro caso de varíola do macaco em 2022

As autoridades dos Estados Unidos detectaram um primeiro caso de varíola do macaco em um homem residente no estado de Massachusetts, no nordeste do país. Trata-se de um homem adulto que viajou recentemente para o Canadá, segundo informou o Departamento de Saúde de Massachusetts em um comunicado.

Esse departamento fez os testes iniciais, na última terça-feira (17), para detectar a doença e, posteriormente, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) confirmou que se tratava de varíola do macaco.

Os sintomas da varíola do macaco são semelhantes aos da varíola agora erradicada, embora um pouco mais leves – febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e exaustão. Também, muitas vezes há glândulas inchadas e uma erupção cutânea, que começa no rosto e se espalha para outras partes do corpo, principalmente nas mãos e pés.

Esse é o primeiro caso de varíola do macaco detectado nos EUA este ano.

Os estados do Texas e Maryland relataram um caso cada um em 2021. Em ambos, os pacientes em questão haviam viajado recentemente para a Nigéria.

*EFE

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More