SIGA-NOS NO INSTAGRAM

domingo, 25 de dezembro de 2022

Ciclone bomba causa frio de até -56°C, cancelamento de 5.700 voos e mortes nos EUA e Canadá

O ciclone bomba continua a causar uma forte tempestade de inverno nos Estados Unidos, com nevascas, chuvas, inundações e muito frio neste sábado, 24, véspera de Natal. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) informou que temperaturas congelantes de -45 °C e -56 °C são possíveis até o final desta semana em algumas partes do país. A tempestade acontece desde o início da semana e já causou acidentes em estradas, quedas de energia elétrica e cancelamento de mais de 5.700 voos.

A tempestade de inverno que assola o país quase não tem precedentes devido ao seu tamanho, que vai dos Grandes Lagos, perto do Canadá, até o Rio Grande, ao longo da fronteira com o México. O NWS descreveu o fenômeno climático de inverno como “único em uma geração”.

Cerca de dois terços da população americana, 200 milhões de pessoas, estavam sob aviso sobre as condições climáticas.

Na cidade de Nova York, foram registrados ventos com velocidade de até 110 km/h, enchentes em estradas, casas e empresas na sexta-feira, 23. Já em Boston, a maré alta e a chuva inundaram algumas ruas do centro da cidade. Até Nova Orleans, conhecida por temperaturas amenas, precisou abrir três centros de aquecimento durante a noite para acolher moradores de rua.

Em Nashville, cerca de 55 mil clientes ficaram sem energia elétrica por causa da tempestade na sexta-feira e, por isso, autoridades estaduais fizeram um apelo para reduzir o uso de eletricidade e ajudar a estabilizar a rede elétrica. Até mesmo a Flórida, considerado o Estado mais ensolarado do país, deve ter o Natal mais frio dos últimos 30 anos.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, as temperaturas caíram drasticamente abaixo do normal na extensão do leste das Montanhas Rochosas até os Apalaches. O motivo é o ciclone bomba que se desenvolveu perto dos Grandes Lagos, provocando condições para nevasca, com ventos fortes e neve.

Para o fim de semana, é esperado mais frio e rajadas de vento no país. Há risco “potencialmente fatal” para viajantes que ficarem presos na neve, e até mesmo há risco de queimaduras por causa do frio para quem ficar muitos minutos ao ar livre. Em Nova York, a previsão é que os ventos frios caiam abaixo de zero e permaneçam nesse patamar até a manhã de sábado. A recomendação das autoridades é não viajar.

O que é ciclone bomba

Ciclone bomba é um termo dado a uma tempestade que se intensifica rapidamente, com a pressão do ar central caindo pelo menos 24 milibares em um período de 24 horas. Eles são chamados de ciclones bomba por causa do poder explosivo causado pela rápida queda de pressão. Tais tempestades trazem um clima que varia de nevascas a fortes tempestades e precipitações.

Os ciclones bomba são mais comuns na costa leste dos Estados Unidos e do Canadá, onde a terra fria e a corrente quente da Corrente do Golfo fornecem condições ideais para seu desenvolvimento.

Créditos: Terra.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More