A ex-primeira-dama e pré-candidata ao Senado pelo Distrito Federal, Michelle Bolsonaro (PL-DF), fechou um acordo com o Podemos-DF para receber o apoio da legenda nas eleições de 2026.
As negociações foram articuladas pela governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e pela senadora Damares Alves (Republicanos), que participaram das tratativas para aproximar o partido da candidatura de Michelle.
Com o novo acordo, o Podemos-DF deverá alterar a composição anunciada anteriormente para a disputa ao Senado. Segundo fontes ligadas à ex-primeira-dama ouvidas pelo Correio, o presidente estadual do partido, Cristian Viana, será candidato a segundo suplente de Michelle.
A mudança ocorre poucos dias depois de Viana ter sido anunciado pelo próprio Podemos como candidato ao Senado. O lançamento da candidatura ocorreu em 1º de agosto.
Na ocasião, Cristian afirmou que pretendia representar o Distrito Federal por meio de um projeto coletivo e destacou a intenção de atuar com responsabilidade e diálogo.
A aproximação entre Michelle Bolsonaro e o Podemos também ocorre em meio às divergências políticas envolvendo a família Bolsonaro.
Em âmbito nacional, a legenda decidiu adotar posição de neutralidade em relação à pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República, sem participar formalmente de sua campanha.
O movimento reforça as diferenças entre as estratégias eleitorais adotadas pelo partido e pelos integrantes do grupo político ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
No Distrito Federal, a articulação atualmente envolve uma composição entre Republicanos, PL, Progressistas e Podemos para a disputa majoritária.
A aposta das legendas é lançar Celina Leão como candidata ao Governo do Distrito Federal, enquanto Michelle Bolsonaro e Bia Kicis aparecem como nomes para as duas vagas ao Senado.
A composição, porém, ainda depende da formalização das alianças e das convenções partidárias que definirão oficialmente as candidaturas para as eleições de 2026.
(Pleno News)












0 comentários:
Postar um comentário
Comente esta matéria