O Ficco, Polícia Civil, o MP Eleitoral e o GAEL deflagraram operação sobre a possível atuação de organizações criminosas nos processos eleitorais da cidade em 2024 e em 2026.
Nesta terça-feira, 11, foi deflagrada a Operação Omertá, que tem o objetivo de intensificar as investigações sobre uma possível atuação de organizações criminosas nos processos eleitorais de 2024 e de 2026 em Sobral. A operação foi desencadeada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO/CE), o Ministério Público Eleitoral e o Grupo Auxiliar Eleitoral (GAEL).
A operação tem a finalidade de cumprir 25 mandados de busca e apreensão, 14 mandados de prisão preventiva e cinco medidas de afastamento cautelar de cargos públicos, ordens judiciais expedidas pela 3ª Zona Eleitoral de Fortaleza.
As medidas alcançam três parlamentares, que tiveram prisões preventivas determinadas e o afastamento do exercício dos madatos pelo prazo inicial de 180 dias. Dois agentes públicos também foram afastados pelo mesmo período.
Os parlamentares envolvidos seriam Carlos Do Calisto (PSB), vereador mais votado na eleição municipal de Sobral em 2024, Mário Vicktor (União Brasil) e Junim Do Povo (Podemos). Um assessor jurídico da Câmara Municipal e uma policial militar também estariam entre os alvos da operação.O POVO entrou em contato com o presidente da Câmara Municipal de Sobral, Chico Joia Júnior (União Brasil) para solicitar mais informações sobre o caso e um posicionamento do Legislativo municipal sobre as prisões de vereadores, mas até o momento não obteve retorno. O espaço continua aberto para manifestações.Nesta terça-feira, reportagem do O POVO mostrou que o MP investiga se facções que atuaram na eleição de 2024 em Sobral continuam em 2026.
Um advogado; suspeito de integrar a estrutura da organização criminosa, exercendo funções de liderança e de execução de ordens voltadas a interferir no processo eleitoral; também foi alvo da operação.As ordens judiciais foram expedidas a partir de uma pedido conjunto da Ficco/CE, da 3ª Promotoria Eleitoral e do GAEL.
Com informações do portal O Povo
Três parlamentares são alvos de operação da PF contra facção criminosa em Sobral. Mais informações: https://t.co/69hdCnPzaT
— O POVO (@opovo) August 11, 2026
MPE divulga vídeo com momento da prisão de um dos envolvidos, após perseguição: pic.twitter.com/bHcaAEssxQ












0 comentários:
Postar um comentário
Comente esta matéria