CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

domingo, 19 de maio de 2013

Ceará e Guarany duelam pelo título estadual, na Arena Castelão

Para o Vovô, a expectativa é pela conquista do tricampeonato estadual. Já o Guarany de Sobral quer colocar as mãos na taça pela primeira vez

Protagonistas de uma final inédita de Campeonato Cearense, Ceará e Guarany de Sobral entram em campo deste domingo, às 16 horas, na Arena Castelão, focados, óbvio, no título, mas para coroar sonhos bem distintos. Para o Vovô, um triunfo frente à torcida que lotará o estádio leva ao tricampeonato estadual, o que não ocorre desde 1998.

Já para o Cacique do Vale, superar o adversário é experimentar o gosto, pela primeira vez, de colocar as mãos da taça de campeão do Estado. Não por acaso, o técnico Argeu dos Santos não titubeia ao declarar que esse é 'o jogo da vida de todo mundo em Sobral'.

Na partida de ida, no Junco, na última quarta-feira, o Guarasol chegou a pressionar e estar à frente no placar, mas permitiu o empate dos alvinegros. A partida terminou em 1 a 1, com gols de Marciel e Mota. Por isso, neste domingo, empates em 0 a 0 e 1 a 1 dão a vantagem ao Ceará para de ficar com o título.
Partida no Junco terminou empatada em 1 a 1 (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário)

Em busca do 42ª título

Desde o início da atual temporada, a diretoria do Ceará deixou nítida a meta de conquistar o tricampeonato estadual. Em 1998, última vez em que isso ocorreu, somente durante a prorrogação e com gol do volante Gilmar Serafim, o Alvinegro de Porangabuçu viu a torcida explodir no antigo Castelão. Neste domingo, o filme pode se repetir. No novo estádio, reformado para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo, o Vovô pode chegar ao 42º título estadual.

Na partida em Sobral, a equipe de Leandro Campos foi pressionada, saiu atrás no placar, mas arrancou um empate que agradou torcida, jogadores e diretoria. Não teve jogadores fundamentais como João Marcos, Diogo Orlando e Lulinha. No segundo jogo da decisão, no entanto, o técnico do Ceará não terá dor de cabeça para formar a equipe titular.

A dupla de volantes titulares retorna e não há jogadores suspensos. Além disso, o meia Lulinha também está à disposição de Leandro Campos, após desfalcar o Vovô desde o dia 28 de abril. O jogador, que se recuperou de lesão na coxa, marcou seis gols na competição e virou xodó da torcida alvinegra. Dessa forma, o Ceará deve ir a campo com: Fernando Henrique; Eric, Douglas, Rafael Vaz e Vicente; Diogo Orlando, João Marcos, Ricardinho e Lulinha; Mota e Magno Alves.

Em 2012, o Ceará conquistou o bicampeonato estadual ao empatar com o Fortaleza por 1 a 1, no último jogo, no Estádio Presidente Vargas. Como terminou em primeiro lugar na fase classificatória, o Vovô jogava por dois empates. Com o 0 a 0 do primeiro jogo, o novo empate garantiu o título alvinegro.

Um ano antes, foi campeão arrastão do Estadual ao vencer o Guarani de Juazeiro por 5 a 0, na final do returno. A equipe de Porangabuçu já havia conquistado o primeiro turno ao derrotar o Fortaleza na final.

Conquista inédita

Na Arena Castelão, o Guarany de Sobral tem a oportunidade de fazer história. O time comandado por Argeu dos Santos pode ser a primeiro do interior a conquistar o título, de fato, em campo. Em 1992, depois de um imbróglio, o Icasa sagrou-se campeão estadual, mas juntamente com outros três times: Ceará, Fortaleza e Tiradentes.

Argeu dos Santos pede dedicação ao Guarany
(Foto: LC Moreira/Agência Diário)

Em busca do primeiro título da história do clube, Argeu dos Santos não colocará em campo um equipe muito diferente da que empatou com o Vovô no meio da semana. Apenas Joécio está fora, já que recebeu o terceiro cartão amarelo seguido e cumpre suspensão. Bebeto é o substituto na decisão.

A campanha de 2013 já é a melhor de toda a história do Guarany de Sobral, que ainda não perdeu para o Ceará nesta edição do Campeonato Cearense. Durante a fase classificatória, o Ceará perdeu por 2 a 1, no Castelão, e foi derrotado novamente em Sobral, por 3 a 2. No primeiro jogo da decisão, empate em 1 a 1.

- Todo mundo só pensa nesse jogo. A expectativa é muito grande. O que faz com que nossa equipe vá buscar o resultado é essa vantagem. Temos que tirar essa vantagem indo pra cima pra fazer o gol - afirmou o técnico Argeu dos Santos.

O treinador deve iniciar a partida com: Eliardo; Cláudio, Bebeto, Júnior Alves, Vitor Cearense; Marcinho, Zé Augusto, Júnior Cearense, Fernando Sobral; Luiz Carlos e Marciel. Ao todo, vinte ônibus com torcedores do Cacique do Vale vão sair de Sobral com destino ao Castelão.

Em 2010, o Guarasol também chegou à decisão do primeiro turno do Campeonato Cearense, mas acabou vendo o adversário, o Fortaleza, ficar com o título.

Casa cheia

Com venda expressiva de ingressos nos dias antes do jogo, a Arena Castelão deve lotar. A carga de ingressos é de mais de 60 mil. A Polícia Militar terá à disposição 616 homens para fazer a segurança dos torcedores antes e depois da partida. A abertura dos portões deve acontecer às 13h. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) disponibilizará 100 homens para fazer o controle do tráfego no entorno do estádio a partir do meio-dia.

A entrada da torcida do Ceará será realizada pelas avenidas Alberto Craveiro, Dedé Brasil e pela rua do Contorno. Os torcedores do Guarany de Sobral deverão seguir pela Avenida Paulino Rocha.

O acesso às cadeiras superiores será feito pelos portões D, F, H, J L, M P e R, para torcedores alvinegros, e pelo portão B, para torcedores do Guarany. Para o torcedor que ainda quiser assistir ao espetáculo deste domingo, os ingressos serão vendidos nas bilheterias da Arena Castelão a partir das 11 horas.
Torcedores do Ceará devem lotar a Arena Castelão (Foto: Juscelino Filho)



Fonte: Globoesporte.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More