SOBRAL RASTREADORES - (88) 99975.7272 / 99299.9212

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

URGENTE: Vírus semelhante ao Ebola faz vítima na Guiné e preocupa OMS

Um vírus raro e altamente infeccioso, semelhante ao Ebola, fez uma vítima na Guiné, na África Ocidental, no início deste mês e deixou as autoridades em alerta.

Uma das diretoras da OMS, Matshidiso Moeti, afirmou que a infecção por Marburg tem potencial para se “espalhar por toda parte”, mas elogiou o “estado de alerta e a rápida ação investigativa dos profissionais de saúde da Guiné”.

A primeira morte no país ocorreu no dia 2 de agosto; desde então, mais de 150 pessoas são monitoradas.

Embora seja um pouco menos mortal que o Ebola, a doença é grave. Seus sintomas incluem dor de cabeça, febre, dores musculares, vômito com sangue e sangramento. Ainda não há tratamento nem vacina contra a enfermidade, mas os médicos afirmam que beber bastante água e tratar sintomas específicos aumenta a chance de sobrevida do paciente.

Conhecido como febre hemorrágica de Marburg, a doença foi descoberta pela primeira vez em 1967, em um laboratório alemão cuja equipe estava em contato com macacos infectados de Uganda.

O vírus causador da doença faz parte da família filoviridae, do Ebola, e é transmitido por morcegos frugívoros. Segundo a OMS, o contágio entre humanos ocorre por meio de fluídos corporais ou superfícies contaminadas.

Até hoje, os casos tem sido extremamente raros. O surto mais mortal registrado ocorreu em Angola, em 2005, e deixou 329 mortos entre 374 pessoas infectadas.

As autoridades trabalham para identificar pessoas que estiveram em contato com o paciente que morreu na Guiné. Estima-se que haja quatro pessoas de alto risco e 146 que podem ter sido expostas ao vírus, segundo a BBC. (Pleno News)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More