SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Como funciona a ilusão de ótica com números que bombou nas redes sociais

Uma ilusão de ótica tem chamado atenção Twitter desde semana passada. A imagem mostra uma sequência de números em um desenho de tons branco, preto e cinza. A foto mostra vários números, mas não são todas as pessoas que têm capacidade de enxergá-los. Mas, afinal, por que isso acontece?

A imagem trabalha com diferentes planos e, quem não consegue identificar todos os números, possui uma baixa sensibilidade para vê-los. Essa diferença é chamada de contraste que, segundo a oftalmologia, nada mais é que a capacidade do ser humano em distinguir um objeto e o plano de fundo por trás dele.

A sensibilidade ao contraste depende de vários fatores, incluindo os hábitos das pessoas. Um estudo recente, por exemplo, indicou que jogar games de ação por cerca de uma hora por dia pode melhorar a percepção de contraste.

Ter uma alta sensibilidade ao contraste é importante para casos como dirigir de noite em lugares de pouca visibilidade, além de identificar objetos em diferentes planos.

O nível baixo dessa capacidade pode indicar a existência de doenças oculares, como catarata ou glaucoma, ou apenas ser um sintoma do envelhecimento.

O que você enxerga?

A resposta correta é 3452839, mas muita gente leva tempo para enxergar todos os números ou sequer consegue.

(Uol)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More