SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sexta-feira, 4 de março de 2022

Rússia toma o controle da maior usina nuclear da Europa

Por meio das redes sociais, uma autoridade ucraniana informou que forças militares russas tomaram o controle da usina nuclear de Zaporizhzhya, a maior da Europa. A informação também foi passada em comunicado do Ministério da Defesa russo. A usina foi bombardeada e chegou a pegar fogo, causando alerta sobre a possibilidade de vazamento radioativo.

O fogo que atingiu a usina acabou sendo controlado pelo serviço de emergência estatal da Ucrânia, nesta sexta-feira (4). O bombardeio havia atingido um prédio de treinamento e um laboratório do complexo nuclear de 6 mil megawatts.

De acordo com a secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, não havia indicação de níveis elevados de radiação na usina nuclear, que fornece mais de um quinto da eletricidade total gerada na Ucrânia. Antes da declaração de Granholm, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) já havia informado que o incêndio não afetara equipamentos “essenciais”.

O Ministério da Defesa da Rússia, também em comunicado, atribuiu o ataque no local da usina a sabotadores ucranianos, chamando o ato de uma provocação monstruosa. A informação sobre o fogo na usina foi divulgada primeiramente pelo prefeito da cidade de Energodar, Dmytro Orlov, em um vídeo postado no Telegram. Ele citou o que chamou de ameaça à segurança mundial,.

Mais cedo, Orlov já tinha afirmado que uma coluna de soldados russos se direcionava para a usina nuclear, relatando que “tiros altos podiam ser ouvidos na cidade”. Autoridades ucranianas também informaram que as tropas russas aumentaram os esforços para tomar o controle da usina e haviam entrado na cidade com tanques.

(Pleno News)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More