SIGA-NOS NO INSTAGRAM

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Conta de energia não terá taxa extra até o fim deste ano

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Ciocchi, informou nesta segunda-feira (11), que a expectativa é que a bandeira verde vigore este ano, fazendo com que as contas de energia não tenham taxa extra.

Segundo ele, o País não terá neste ano problemas de escassez hídrica como no ano passado, devido a um período úmido mais favorável do que em 2021.

Segundo ele, os reservatórios estão em níveis confortáveis, não sendo necessário o acionamento das termelétricas. Ele explicou que os reservatórios das hidrelétricas atingiram níveis de armazenagem ao final do período úmido como não se via há muito tempo, o que deve garantir um ano mais tranquilo para o consumidor final.

"Estamos com reservatórios em boa condição e só vamos ter despachos térmicos na ordem de mérito, alguma coisa vamos precisar em setembro ou outubro, mas na ordem de mérito, a expectativa é passar todo esse ano com bandeira verde", disse Ciocchi.

O subsistema Sul ainda preocupa, segundo Ciocchi, mas as chuvas de abril estão se mostrando acima das expectativas, o que deve melhorar também o nível de armazenagem de água naquela região.
Reservatórios em boas condições

Os reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste chegaram ao período seco com um nível de armazenamento de água que não se via desde 2012, conforme Luiz Ciocchi.

De acordo com o ONS, os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o maior do País, começam o período seco, em abril, com 63% de armazenamento de água, contra 35% no ano anterior. Em 2021 o subsistema chegou em abril 76% cheios.

Segundo ele, por este motivo, a alta do preço dos combustíveis fósseis, puxada pela guerra entre a Rússia e Ucrânia, não deverá afetar tanto o setor como afetaria no ano passado, quando todas as usinas termoelétricas do País foram acionadas, inclusive as mais caras.

"Vamos ter despacho térmico bastante reduzido este ano e a sinalização dos agentes que não terá esse problema de abastecimento, podemos ficar tranquilos. Se esse conflito tivesse acontecido no ano passado, aí teríamos situação bastante complicada", afirmou Ciocchi.

Para 2023, o executivo observou que, apesar de não ter bola de cristal e o setor depender de chuvas, que não são previsíveis no longo prazo, a expectativa é que seja um ano ainda melhor do que este do ponto de vista do abastecimento energético.

"Tem muita geração nova entrando, muita linha de transmissão entrando, então em 2023 estaremos melhor do que neste ano. Se mantido os reservatórios nesses níveis, teremos 2023 ainda melhor que este ano, mas sujeito a chuvas e trovoadas", brincou.

(Diário do Nordeste)

1 comentários:

Pacote de bondades a vista com a eleição chegando, depois que o voto for dado a conta chega. Daqui até novembro só teremos flores!!

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More