SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Trump diz que FBI roubou seus passaportes durante busca

Nesta segunda-feira (15), o ex-presidente americano Donald Trump (2017-2021) denunciou que o FBI “roubou” seus três passaportes, um deles já vencido. Segundo ele, os documentos foram levados durante a operação realizada, na semana passada, em sua mansão na Flórida. Na ocasião, houve uma busca por documentos confidenciais.

– Uau! Na batida do FBI em Mar-a-Lago roubaram meus três passaportes [um vencido] junto com todo o resto. Isso é um ataque a um adversário político em um nível nunca visto antes em nosso país. Terceiro mundo! – escreveu Trump.

Ele se manifestou por meio de sua rede social Truth Social.

A apreensão de passaportes válidos impediria Trump de sair do país. Na última quinta-feira (11), ele já havia criticado a busca realizada. Em sua opinião, ela foi feita sem aviso prévio e também inspecionou os armários da ex-primeira-dama, Melania.

A operação teve como objetivo encontrar documentos confidenciais que o ex-presidente republicano tirou da Casa Branca quando deixou o cargo em 2021.

Trump está sendo investigado pelo possível cometimento de três crimes: violação da Lei de Espionagem, obstrução de Justiça e destruição de documentos, que, em caso de condenação, podem levar de multas a penas de prisão e inabilitação para cargos políticos.

Entre a documentação apreendida estão 26 caixas e várias pastas de documentos e fotos com as etiquetas Top Secret ou Confidencial, uma delas sob o título Presidente da França e outra sobre o pedido de indulto a Roger Stone, confidente de Trump.

O mandado de busca e o inventário não estão mais sob sigilo sumário e foram tornados públicos, mas cresce a pressão do lado republicano tanto para que se divulgue a suposta ameaça nacional que levou à operação quanto para que o FBI publique todas as informações que conduziram à mesma.

*EFE

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More