sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Charles III assume trono e faz 1º pronunciamento como rei

O rei Charles III, do Reino Unido, lamentou a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, aos 96 anos, nesta quinta-feira (8). Em comunicado, o novo monarca, de 73 anos, afirmou que o momento é de “grande tristeza” para ele e toda a família.

Charles se disse enlutado pela morte de uma “soberana querida” e uma mãe “muito amada”.

– A morte da minha querida mãe, a majestade, a rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para os membros da minha família – afirmou o monarca em comunicado.

– Sei que a perda dela será profundamente sentida ao redor do país, reinos e Comunidade das Nações, e por incontáveis pessoas ao redor mundo – ressaltou.

O rei acrescentou que, durante este período de luto e mudanças, sua família será confortada pelo respeito e afeto com o qual a rainha era tratada.

Em seu pronunciamento, a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, já se referiu ao rei como Charles III. Segundo o Palácio de Buckingham, a mulher dele, Camilla, se tornou rainha consorte.

Charles é o monarca mais velho a iniciar um reinado. Ele já vinha assumindo aos poucos as funções da mãe, devido à idade avançada da rainha. (Pleno News)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More